5 hacks para trabalhar com PDFs que não exigem uso do Adobe Acrobat
Preencha formulários, unifique documentos e marque documentos para obter feedback, entre outros macetes

Ainda que o Acrobat Reader gratuito da Adobe ou mesmo o Acrobat proporcionem uma boa leitura e funções básicas funcionais, quando se começa a realmente trabalhar com PDFs é normal encontrar alguns obstáculos para executar tarefas rotineiras da vida corporativa.
Enquanto alguns dos truques podem ser replicados nos aplicativos oficiais da Adobe, muitas vezes é mais rápido e conveniente permanecer no navegador e acionar a ferramenta certa para o trabalho.
Confira os 5 truques de acordo com o artigo de Doug Aamoth, escrito para a Fast Company:
1. Preencher e assinar PDFs preenchidos por formulário
Para preencher um documento em PDF e depois enviar por e-mail para alguém, ao invés de imprimi-lo, escreva todas as suas respostas manualmente. Depois converta-as em um formato digital e enviando-as novamente por e-mail, tente usar a ferramenta on-line e gratuita da Adobe.
Faça o upload do PDF que você precisa preencher, faça login no serviço e você encontrará o documento aberto e o recurso Preencher e Assinar da Adobe realçado – não é necessário fazer o download do Acrobat Reader primeiro.
Você tem acesso ao texto, várias marcas de seleção e um método para incluir sua assinatura. Quando estiver tudo pronto, você pode criar um link do arquivo no modo somente leitura para copiar e colar em uma mensagem de e-mail.
Como alternativa, você também pode enviá-lo por e-mail diretamente para alguém a partir da ferramenta on-line.
2. Mesclar rapidamente vários arquivos PDF em um
Se você precisar combinar uma coleção de PDFs individuais em um grande PDF mestre, existem várias maneiras de fazer isso, mas a ferramenta de fusão de PDF on-line gratuita do Smallpdf é a mais fácil possível.
Você pode arrastar e soltar os PDFs individuais diretamente no site ou capturá-los no Google Drive ou no Dropbox. Depois de carregar tudo, você pode reorganizar os documentos da maneira que desejar ou adicionar outros que possam ter esquecido.
Quando estiver satisfeito com a aparência, pressione o grande botão Merge PDF (Mesclar PDF) e poderá baixar o arquivo principal, enviá-lo por e-mail, copiar um link para ele ou enviá-lo para o Google Drive ou Dropbox.
3. Salvar mensagens de e-mail diretamente no Google Drive como PDFs
Você pode copiar mensagens de e-mail importantes, como recibos ou comprovantes, em PDF diretamente para sua conta do Google Drive por segurança em apenas alguns cliques.
Você precisará usar o navegador Chrome do Google para que isso funcione. Abra a mensagem do Gmail como faria normalmente e siga as etapas como se fosse imprimi-la.
Depois de abrir a caixa de diálogo de impressão, em vez de escolher uma impressora disponível, abra o menu Destino e você deverá ter a opção Salvar no Google Drive.
Use isso e a mensagem de e-mail que você escolheu será salva na sua conta do Google Drive como um arquivo PDF. A grande desvantagem desse truque é que você não pode salvar esses PDFs em uma pasta específica do Google Drive, precisará organizar posteriormente.
4. Salvar praticamente qualquer coisa como PDF
Geralmente, se você consegue imprimir o que quer, provavelmente encontrará a opção de salvar algo como PDF no menu de impressão no caminho para imprimir algo.
A funcionalidade está embutida nos sistemas operacionais e navegadores da web mais modernos. Verifique se você tem um item Imprimir em PDF ou Salvar em PDF onde quer que encontre sua lista de impressoras, se estiver usando o Windows ou um Chromebook. No Mac, procure o menu PDF no canto inferior esquerdo da caixa de diálogo da impressora.
5. Dar feedback a alguém sobre um PDF
Existem algumas ferramentas integradas na versão gratuita do Acrobat Reader que permitem marcar um documento para quem deseja obter feedback. Mas o editor de PDF on-line do Xodo, gratuito para uso pessoal, oferece elementos adicionais e interessantes de marcação.
Você simplesmente carrega o PDF que deseja marcar e inicia em uma interface da Web limpa e fácil de entender. As ferramentas de marcação podem ser encontradas no canto superior direito da janela, enquanto quase todo o resto está à esquerda.
Depois de concluir o documento, clique no botão Salvar e faça o download diretamente na área de trabalho. Você também pode salvá-lo nos servidores do Xodo ou enviá-lo ao Google Drive ou Dropbox.