5 ferramentas do Zoom que melhoram a experiência das reuniões virtuais

Conheça recursos pouco utilizados na plataforma Zoom para que você possa fazer reuniões de forma ainda mais adequada com a equipe ou clientes

Author Photo
12:00 pm - 18 de julho de 2020

Para muitos trabalhadores em todo o mundo, pela primeira vez, as plataformas de videoconferência se tornaram ferramentas essenciais no dia a dia de trabalho.

Entre tantas opções, o Zoom ganhou grande popularidade no início da pandemia, chegando a crescer 169% no primeiro trimestre deste ano. Nesse momento, no quarto mês de isolamento e trabalho remoto para milhões de pessoas, talvez os trabalhadores remotos já estejam mais habituados com a ferramenta e suas funções básicas.

Mas você sabia que existem muitas possibilidades disponíveis para os hosts usarem, mesmo com uma conta básica gratuita?

O site Good Side News, elencou cinco dessas funções que podem elevar o nível de experiência durante as reuniões. Confira:

1. Remote Desktop Control

O Remote Desktop Control da Zoom é um recurso que permite que os participantes da reunião solicitem ou compartilhem o controle sobre os documentos em sua tela ou mesmo em seu computador.

A funcionalidade é muito útil para colaborar com colegas documentos e apresentações, solucionar problemas no dispositivo de outro usuário ou até mostrar a outros usuários como fazer algo no computador ou na própria plataforma, mesmo quando se está longe de casa.

2. Anotações

Semelhante ao Remote Desktop Control, esse recurso permite que, sem ter acesso concedido à tela ou dispositivo, os participantes da reunião façam intervenções em um elemento específico na tela que está sendo compartilhada.

A barra de ferramentas de anotação permite inserir texto, desenhar formas ou linhas, adicionar ícones como estrelas ou marcas de verificação com a ferramenta Carimbo ou transformar o cursor em um holofote ou seta.

3. Push to talk

Se você precisar, rapidamente, desbloquear o seu áudio quando é chamado por alguém que está falando, o Push To Talk agiliza a abertura do microfone, simplesmente mantendo pressionada a barra de espaço do seu computador.

Esta função está disponível na versão desktop do aplicativo e pode ser ativada nas suas configurações. Pressionar Alt + A no teclado também permite ativar e desativar o som do áudio facilmente, sem a necessidade de pressionar a barra de espaço.

4. Breakout room

A funcionalidade Sala de descanso, ou Breakout rooms, permite que o host da reunião dividida os participantes em grupos menores, de até 50 pessoas, antes do início da reunião.

Os participantes podem discutir em particular, em grupos separados, e acionarem o host se precisarem de assistência. Essa ferramenta é especialmente útil para empresas ou palestras educacionais que exigem atividades em grupo.

5. Waiting room

A função de Sala de espera, ou Waiting room, permite que o host da reunião controle quais e quando os participantes devem entrar na reunião. Assim, é possível que os participantes aguardem enquanto o host configura a apresentação sem que eles a vejam.

Com uma conta profissional, você pode personalizar a aparência da sala de espera adicionando uma mensagem ou um logotipo que os participantes da reunião verão antes de entrar.

Esse recurso também é útil para profissionais de RH que estão com uma de entrevistados, ou profissionais de saúde que gerenciam seus clientes e em consultas com pacientes individuais.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.