5 dicas para otimizar projetos de TI
Executivo da Envolti explica como equipes podem ter melhor gestão de projetos de TI sem aumentar investimentos
Para impulsionar o crescimento e a melhor gestão, a expectativa do gestor de tecnologia é aumentar gradativamente o orçamento de TI. Porém, esta não é a realidade de todos os CIOs. Por isso, o bom gerenciamento dos recursos em projetos de TI é que vai trazer os melhores benefícios aos negócios.
“Quando se trata de orçamento, a impressão do gestor é que este nunca parece ser o suficiente para todas as possibilidades de inovação. Na verdade, com um controle minucioso, é possível aplicar o dinheiro da forma mais adequada e extrair o melhor proveito para a organização, em pontos estratégicos e de maior impacto operacional”, diz Milton Felipe Helfenstein, CCO da Envolti.
Leia ainda: Como será uma carreira em TI daqui a 5 anos
Confira 5 dicas para otimizar projetos de TI:
Priorize seus gastos
É importante avaliar com cuidado quais são as necessidades mais urgentes em termos de tecnologia e concentrar os gastos da empresa nesses itens. O mais indicado é investir em ferramentas e serviços que irão melhorar significativamente a eficiência da empresa do que em soluções menos essenciais.
Terceirize o trabalho
Busque empresas com equipe especializada para evitar o inchaço da folha de pagamento, principalmente no caso de algum projeto grande. Isso pode ajudar a economizar dinheiro em salários e benefícios, enquanto conta com o trabalho de uma equipe altamente qualificada.
Invista em treinamento
Um dos desafios recentes da TI é a questão de mão de obra. Ao mesmo tempo em que há alto nível de layoff, também há procura por talentos qualificados para cargos específicos. Quando sua equipe de TI está bem treinada, ela pode ser mais eficiente e eficaz no trabalho que realiza, dispensando a necessidade de novas contratações.
Saiba diferenciar custo de investimento
As áreas da empresa em que os líderes de TI gastam dinheiro, mas não têm nenhum crescimento, são claramente custos, enquanto os investimentos são onde eles gastam dinheiro agora para obter retornos múltiplos mais tarde. Essa diferenciação é imprescindível para garantir economia no orçamento.
Defina a visão tecnológica da empresa
É importante que o planejamento da TI seja claro e decidido, para que não haja custos extras com itens que o gestor não tem certeza se precisa. Se há um plano estratégico adequado para o departamento de TI que esteja alinhado com a visão da organização, é possível conseguir as coisas dentro do orçamento e lidar com problemas que podem surgir a médio prazo.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!