5 dicas para não cair em fake news

Com ajuda de algumas medidas simples você pode se manter protegido contra notícias falsas

Author Photo
4:50 pm - 24 de setembro de 2020
fake news

Quanto mais o tempo passa, mais as fake news se tornam um problema em todo o mundo e, muitas vezes, pessoas comuns são responsáveis pela propagação deste mal do século. Porém, existem medidas que podem ser tomadas para não ser afetado pelas notícias falsas. Vejam cinco dicas para isso:

Desconfie das informações

Há muitos canais de circulação de informações falsas, disseminadas de forma veloz pela internet. Muitas vezes, por aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, a informação se propaga sem fonte, e não é possível saber de onde vem a notícia ou se a fonte é falsa. É comum circularem áudios atribuídos a “especialistas” ou “pessoas que conhecem alguém que disse aquilo”. Assim, a dica é simples: sempre desconfie desse tipo de informação.

Questione a veracidade das informações noticiosas

As pessoas tendem a acreditar naquilo que vai ao encontro do seu próprio pensamento, principalmente dentro das “bolhas” da internet, onde ficamos conectados a pessoas que pensam como nós. Portanto, fake news que confirmem ou reforcem ideias e valores que a pessoa já tenha vão facilmente parecer verdade e, muitas vezes, serão compartilhadas sem qualquer questionamento.

Se ninguém assume a origem da informação, estranhe. Se parecer “muito bom para ser verdade” ou muito importante, mas não apareceu em outros veículos, desconfie. Também é sempre bom atentar-se à data da informação. Às vezes, uma notícia verdadeira, mas que foi publicada anos atrás, é descontextualizada e compartilhada, o que pode confundir quem a recebe.

Leia também: Work Trend Index: pandemia aumentou esgotamento profissional

Utilize sites de checagem

Existem sites de fact-checking, nos quais trabalham profissionais para verificar e checar as informações produzidas pelos caminhos corretos, avaliando se é verdade ou não o ocorrido. No Brasil, alguns dos principais são a Agência Lupa, Fato ou Fake, Projeto Comprova e E-Farsas.

Fake news x veículos confiáveis

Veículos de comunicação conhecidos e que trabalham de fato com o jornalismo, sejam de grande imprensa ou de imprensa alternativa, têm um compromisso com a apuração dos fatos. Se publicarem mentiras, terão sua credibilidade (que é seu maior patrimônio) afetada. Veículos que se alimentam de fake news não estão preocupados com isso, inclusive, alguns propagam notícias falsas tentam se camuflar de sites jornalísticos e utilizam a estrutura e os recursos da notícia para dar à mentira uma roupagem de verdade. Não é porque tem cara de jornalismo que é jornalismo. É fundamental que saibamos sempre quem apurou e divulgou originalmente a notícia. Na dúvida, vá atrás da fonte original.

Não compartilhe notícias falsas

Qualquer coisa pode circular nas redes e se você compartilha sem checar, pode estar sendo usado como ferramenta de uma engrenagem de propagação de mentiras. Até mesmo vídeos que parecem verdadeiros, que mostram imagens e cenas, podem ter sido editados e descontextualizados. Tenha em mente que as fake news se alimentam de compartilhamentos. Portanto, não passe adiante sem ter a certeza da veracidade do fato. Se todos fizermos isso, conseguiremos romper com o caminho das notícias falsas e estas não terão mais força.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.