5 dicas para atrair e reter programadores no seu time

Veja passos que podem ser implementados em sua empresa para manter seus devs engajados

Author Photo
12:28 pm - 15 de setembro de 2020

Com o trabalho remoto se intensificando em diversos setores, a necessidade de reter bons programadoresse torna uma questão de estratégia e, por isso, sempre vale a pena observar algumas dicas. Segundo levantamento feito pela Catho, a abertura de vagas para cargos como Programador ADVPL, C#, Web Developer, Programador JavaScript e de Python apresentaram crescimento de 157%, 144%, 107%, 36% e 17%, respectivamente, entre março e agosto de 2020, ante o mesmo período de 2019.

Com profissionais tão requisitados, um dos grandes desafios do momento é atrair e reter talentos, já que, com a ampla oferta de posições, o programador tem diversas opções e possibilidade de carreira. Assim, veja abaixo cinco dicas que podem te ajudar a manter um time incrível de devs:

Atenção na descrição das vagas

Uma boa descrição de vagas é fundamental para atração de bons profissionais de tecnologia. É importante que o anúncio seja coerente e que traga informações como senioridade, tecnologias que o desenvolvedor precisa conhecer e que irá atuar, o desafio que o cargo possui, possíveis problemas que ele irá ajudar a resolver, além de mais detalhes sobre a cultura da empresa.

Rapidez do processo seletivo

O ideal é que a dinâmica de recrutamento seja curta e ágil, com etapas claras desde o começo. O programador precisa saber qual objetivo de cada estágio e como será feita sua avaliação, para que ele tenha critérios claros em sua mente. Ao longo do processo, procure manter uma comunicação constante com o candidato. Uma dica é usar aplicativos de mensagens instantânea, algo que aumenta o engajamento do candidato com o processo de seleção e garante a transparência.

Apresentação da cultura

O recrutador deve ser consistente ao falar da cultura organizacional da companhia, principalmente ao ressaltar as qualidades de inovação e os desafios a serem enfrentados para tornar tangível ainda mais os desafios que o profissional irá encontrar, assim, ele já estará preparado para o cenário que encontrará caso adentre a empresa. Também é neste momento que tanto o recrutador quanto o candidato poderão avaliar a compatibilidade entre a empresa e programador.

Veja também: 5 plataformas que complementam o trabalho dos devs

Ambiente colaborativo e inovador

O profissional dará preferência por empresas que tenham inovação e que possibilitem a colaboração entre equipes. Assim como sua área de atuação, o que é tradicional não é atrativo, por isso, além de um ambiente para descompressão, é importante estimular trocas entre colaboradores e dar ao desenvolvedor a possibilidade de testar o novo. Outro destaque pode ser a possibilidade de trabalho fulltime remoto.

Capacitação contínua

Programadores costumam se identificar com empresas que propiciam sua capacitação contínua, já que a área da tecnologia se atualiza constantemente. Oferecer cursos, treinamentos internos, hackathons ou outras maneiras de capacitação podem ser cruciais para a retenção de talentos que desejam ter suas carreiras em desenvolvimento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.