5 dicas de fintechs de crédito para atravessar crise causada por pandemia

Presidente da Associação Brasileira de Crédito Digital lista dicas essenciais para este momento

Author Photo
12:00 pm - 12 de junho de 2020
fintechs fintechs

Muito mais do que fornecer recursos e novas possibilidades para consumidores e empreendedores, as fintechs de crédito costumam oferecer aos clientes programas de mentoria sobre temas ligados a finanças, mercado, carreiras e até mesmo saúde, com o objetivo de popularizar a educação financeira. Em meio à pandemia do coronavírus, a atenção para essas questões ganhou ainda mais força, já que são muitos os desafios impostos pela crise.

A aproximação e orientação aos clientes são fundamentais para ajudá-los a navegar no cenário de incertezas criado pela Covid-19. Por isso, listo cinco dicas essenciais para este momento:

Organizar-se financeiramente

Por mais complicado que pareça, a quarentena pode ser o momento ideal para parar e analisar a vida financeira, tanto de famílias quanto de empresas. É preciso ter total domínio sobre quais contas estão atrasadas, quando os pagamentos vencem “e saber exatamente o quanto de juros está embutido em seus débitos – rotativo do cartão de crédito e cheque especial merecem atenção redobrada.

Renegociar dívidas

A conversa entre as partes é imprescindível para o ajuste das contas. Procurar instituições que ofereçam melhores condições pode ajudar bastante também.

Priorizar o que é realmente necessário

É hora de focar na primeira necessidade. Alimentos, medicamentos e produtos de higiene e limpeza são os itens essenciais para quem está em isolamento social. Importante também fugir de gastos com apelo emocional, evitar cair na tentação do delivery, das promoções online e de supérfluos, principalmente se eles comprometerem a capacidade de pagamento futura.

Tirar proveito dos meios digitais

O consumidor deve optar por fazer o máximo de operações online, desde o pagamento de contas, a participação em cursos e até a tradicional compra de supermercado. Para os empreendedores, migrar para uma plataforma de negócios digital é vital, isso porque o consumo online deve se manter mesmo após o fim da pandemia.

Cuidar da saúde e gerenciar o estresse

As incertezas em relação à crise e as consequências dela são enormes, mas elas não podem ser maiores do que a certeza de que em algum momento ela vai passar. Enquanto essa hora não chega, empreendedores e famílias têm de criar estratégias para lidar com a saúde e gerenciar o estresse. Se alimentar da melhor forma possível, criar horários para o lazer e para conversar com familiares e amigos, não descuidar de tratamentos médicos e tentar manter uma rotina e uma normalidade dentro do contexto da pandemia são importantes.

As fintechs de crédito têm iniciativas para apoiar o cliente na criação de um canal de vendas pela internet, além de ajudá-lo a entender os processos para se digitalizar e como operar da melhor forma seu marketplace.

*Rafael Pereira, presidente da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.