5 dicas de currículo para gerentes de projetos

Para colocar o pé na porta, você precisa explicar o impacto que teve nos projetos – e trazer os números para provar seu valor

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10:46 am - 17 de fevereiro de 2022

Talvez você esteja interessado em um emprego como gerente de projetos, levando projetos adiante e mantendo a equipe técnica focada em objetivos de negócios mais amplos. Talvez você já tenha um emprego na área, mas esteja procurando por pastagens mais verdes – ou um salário mais alto.

Já lhe demos conselhos sobre currículo antes. Mas depois de conversar com vários especialistas em carreira e aqueles que trabalham com (e contratam!) gerentes de projeto regularmente, chegamos a dicas personalizadas para gerentes de projeto para garantir que seu currículo, perfil do LinkedIn e o e-mail que você está prestes a enviar para seu futuro chefe coloquem o seu melhor pé em frente. Afinal, como diz Cynthia Davis, Cofundadora da plataforma de recrutamento Diversifying.io, “um currículo estruturado e fácil de seguir já mostra a capacidade de organizar e fornecer informações com eficiência” — e isso é crucial para o sucesso.

1. Concentre-se no que é importante para seu futuro empregador

Ao enviar um currículo para um empregador em potencial, você deve adequá-lo à empresa e ao seu setor. Isso significa elaborar um currículo que preencha a lacuna entre o que você fez e o que deseja fazer no futuro, diz Davis. “Não presuma que a pessoa que lê o currículo conheça os sistemas em vigor em seu trabalho atual. Articule como suas habilidades agregariam valor ao cargo para o qual você está se candidatando”.

“Retire todo o jargão e, em seguida, retire um pouco mais”, aconselha Elizabeth Harrin, Diretora do RebelsGuideToPM, um site de educação e orientação para gerentes de projeto. “Sei que muitos currículos são lidos por serviços automatizados que pesquisam palavras-chave, então você deseja incluir os termos mencionados na descrição do trabalho, mas quaisquer palavras internas ou nomes de departamentos, abreviações e vocabulário específico para seu setor devem ser substituídos com outra coisa. Você tem pouco tempo para causar uma boa impressão e alguns dos currículos que li não são escaneáveis, pois não fazem sentido quando você os lê rapidamente por causa da linguagem técnica. Lembre-se de que seu gerente de contratação pode não estar no mesmo setor que você e certamente não conhecerá seu jargão interno”.

Dito isso, não há problema em entrar um pouco nas ervas daninhas técnicas no campo da empresa em que você está se candidatando. “É difícil projetar e gerenciar algo quando você não sabe o que é”, diz Lovisa Stenbäcken Stjernlöf, Líder de Identidade e Governança da Advania Suécia. “Eu recomendaria adaptar qualquer currículo com conhecimento técnico na área em que você deseja trabalhar, em vez de adicionar mais habilidades de PM”.

2. Impactos superam as responsabilidades

Um currículo formatado tradicionalmente inclui uma lista de empregos que você ocupou e as responsabilidades envolvidas em cada um. Mas esse paradigma realmente não funciona para o gerenciamento de projetos, já que a carreira é construída a partir de uma série de projetos distintos que podem ter entregas muito diferentes. Um dos conselhos quase universais que recebemos de todos os especialistas com quem conversamos: estruture seu currículo em torno dos resultados que você entregou a clientes internos ou externos.

Alan Zucker, Diretor Fundador da Project Management Essentials, diz que você deve se fazer algumas perguntas sobre qualquer compromisso que inclua em seu currículo. “Descreva o impacto nos negócios”, diz ele. “Como este projeto beneficiou a organização patrocinadora? Abriu novos mercados? Gerou receita? Reduziu custos? Consolidou as operações?”

Zucker acrescenta que aqui também o foco é importante. “Seja claro e conciso ao descrever seu desempenho”, diz ele. “Você quer que sua experiência seja compreendida rapidamente. Não se perca nas ervas daninhas. Lembre-se, a maioria dos recrutadores e gerentes de contratação não terá o contexto para entender os detalhes de seus projetos anteriores”.

Como essa filosofia se traduz em pontos reais em um currículo? Aqui estão alguns exemplos para você de Debra Wheatman, Presidente da Careers Done Write:

  • Obteve 8% de economia no orçamento e aumento de 11% na satisfação do cliente, reformulando o modelo operacional e de governança para duas plataformas de aplicativos BPM e padronizando o modelo operacional baseado no framework ITIL.
  • Aumento de 11% na satisfação do cliente, projetando e implementando pesquisa de satisfação do cliente para identificar oportunidades de melhoria e coordenar melhorias do sistema.
  • Programa gerenciado para otimizar ativos de TI na região da América Latina, gerando uma economia de mais de US$ 100 mil.

3. Obtenha quantitativos

Você notará que todos esses marcadores de exemplo tinham números. Nossos especialistas também concordaram que quantificar suas conquistas é essencial para destacar seu currículo.

“Trabalhar por 10 meses em uma plataforma de comércio eletrônico é bom, pois indica que o candidato pode prosperar em um ambiente movimentado”, diz Devin Schumacher, Fundador da SERP Co. indica que, nesses 10 meses, ele conseguiu cortar custos em 30% ou economizar tempo em melhorias de processo em um determinado percentual. Essas fortes alegações numéricas apoiadas por dados reais – que podem ser examinadas ou verificadas por ex-empregadores ou supervisores – são realmente as melhores”.

“Muitas vezes vejo currículos das pessoas que oriento e não há números neles”, diz Harrin, da RebelsGuideToPM. “Eu não sei se você é capaz de liderar uma equipe de 3 ou 300, então soletre. Isso realmente ajuda um gerente de contratação a entender se você é uma boa opção para o trabalho. Coloque todos os detalhes não comercialmente sensíveis que você puder, como o orçamento do projeto, duração em anos ou meses, quantidade de horas de treinamento ministradas ou qualquer coisa que ajude os recrutadores a entender a escala do trabalho que você liderou até o momento. Isso é útil, pois muitas pessoas têm um cargo de gerente de projetos, mas fazem coisas radicalmente diferentes em empresas diferentes, portanto, entender o escopo do seu trabalho é útil”.

Uma coisa a ter cuidado: você não quer fornecer muitos detalhes sobre seu empregador atual para outra empresa que pode ser uma concorrente. David Ciccarelli, empresário de tecnologia e CEO da Voices, sugere que, ao discutir aumentos na produção ou reduções nos custos, “exiba isso como um aumento ou diminuição percentual, em vez de números inteiros, para manter as finanças de seu empregador privadas”. Por outro lado, Maziar Adl, CTO da Gocious, diz que você deve “tentar explicar as coisas com números reais para ajudar o gerente de contratação a avaliar o tamanho e a escala do seu trabalho”. No final, você terá que usar seu julgamento sobre quais dados são muito sensíveis para compartilhar.

4. Mostre seus certificados

Sara Hutchison é redatora de currículos executivos com experiência em trabalhar com profissionais de TI. Ela também possui uma certificação CompTIA Project+ e acha que você deve fazer muito mais do que apenas listar os nomes de seus certificados em seu currículo.

“Pessoalmente, descobri que os próprios fundamentos da certificação Project+ contribuíram para uma ótima seção do meu próprio currículo”, diz ela. “Você pode escrever a certificação em seu currículo como se fosse uma descrição do trabalho, com a autoridade emissora no local da empresa. Sua data de conclusão do certificado ou anos em que estará ativo iria na coluna de datas. A partir daí, use marcadores para expandir os princípios que você ganhou com essa certificação e use palavras-chave diretamente da descrição do objetivo do trabalho”.

Dito isso, certifique-se de saber como suas certificações ou outras credenciais se encaixam no cenário geral do setor – e não tente blefar passando por gerentes de contratação experientes.

“Eu estava trabalhando recentemente com um cliente e sua biografia dizia que eles eram ‘Gerente de Projeto Certificado’”, diz Hutchison. “Mas depois de revisar o currículo, não vi nenhum certificado de PM. Perguntei e soube que eles haviam feito um programa na faculdade sobre gerenciamento de projetos e era a isso que eles se referiam. Para mim, quando vejo Certified Project Manager, penso em Project Management Professional (PMP) ou Certified Project Manager (CPM) – e essas são certificações distintas que pesam mais do que a maioria. Exagerar no seu treinamento em gerenciamento de projetos é uma bandeira vermelha em um currículo para mim. Você pode dizer que possui um Certificado em Gerenciamento de Projetos, mas não deve dizer que é um Gerente de Projeto Certificado a menos que tenha o PMP ou CPM, na minha opinião. Da mesma forma, se você tiver um desses certificados, certifique-se de adicionar essas letras no final do seu nome”.

5. Não negligencie o toque humano

Apesar de toda a importância de dados concretos e certificações rigorosas, você ainda quer se deparar com potenciais gerentes de contratação como uma pessoa real. “Tente mostrar o lado humano”, diz Adl, da Gocious. “Isso pode ser feito destacando as coisas pelas quais você é apaixonado e as principais realizações das quais se orgulha”.

Isso é importante, além de apenas adicionar algum calor emocional a um documento impessoal. As chamadas “habilidades sociais” são de fato cruciais para o sucesso como PM. “Embora as habilidades técnicas sejam importantes para os empregadores, também é fundamental provar que você tem as habilidades interpessoais necessárias para trabalhar e liderar equipes”, diz Dave Garrett, Diretor de Estratégia e Crescimento do Project Management Institute. “Agora, mais do que nunca, os empregadores estão procurando gerentes de projeto dedicados à solução eficaz de problemas, comunicando-se com seus colegas e oferecendo soluções flexíveis quando necessário. Ao mostrar que investiu em treinamento e educação contínua nessas áreas, você provará aos gerentes de contratação que está comprometido em aprender e avançar em sua carreira em gerenciamento de projetos”.

E uma ótima maneira de mostrar o impacto que você teve em seus colegas é deixá-los falar sobre seu currículo. “Coloque depoimentos de clientes finais provenientes de G2Crowd, Capterra ou Software Advice”, diz Ciccarelli, da Voices. “Se você trabalha principalmente com stakeholders internos, peça um depoimento em seu perfil do LinkedIn. Em ambos os casos, os comentários são públicos e verificáveis pelo gerente de contratação”. Obter testemunhos de pessoas reais, além dos números, deve ser a cereja do bolo para um gerente de contratação decidir quem entrevistar.

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