5 cursos gratuitos para quem quer começar a programar em Python

Python se tornou uma das linguagens mais demandadas no mercado de tecnologia. Nesta lista reunimos os cursos para você se lançar na carreira

Author Photo
11:12 am - 22 de junho de 2019

A linguagem de programação Python tem despontado como excelente opção para aqueles que querem iniciar suas carreiras em tecnologia, sobretudo para projetos que envolvem recursos de machine learning e inteligência artificial.

Ao contrário do que muitos pensam, o Python pode ser mais simples do que parece. Muitos dos benefícios do Python resultam da grande variedade de bibliotecas acumuladas desde seu lançamento, em 1991, uma característica que também ajudou a endossar sua popularidade. Segundo estudo da Stack Overflow de 2018, quase dois quintos dos programadores entrevistados dizem usar o Python.

Mas por onde começar a aprender a linguagem? Na lista abaixo, a redação do itmidia.com reuniu boas opções para uma imersão inicial e, o melhor, você não precisa sair de casa para aprender.

Leia também: 

Cientista de Dados: 4 cursos gratuitos para apostar na profissão do futuro

5 cursos online gratuitos para quem quer começar a programar

1. Introdução à Ciência da Computação com Python

Este curso em português elaborado pela Universidade de São Paulo (USP) é voltado para todos que querem aprender não só a programar em Python, mas também os conceitos básicos da Ciência da Computação. Com aulas em português, o curso tem um total de 31 horas. O programa indica aos estudantes uma hora semanal de vídeos, mais 2 a 3 horas semanais de trabalhos práticos de exercícios de programação.

Quanto custa: gratuito

Onde fazer: acesse o link.

2. Python para todos

Neste curso oferecido pela Universidade de Michigan, alunos aprenderão os conceitos fundamentais de programação, incluindo estruturas de dados, interfaces de programas de aplicativos em rede e bancos de dados, usando o Python. Segundo informações do curso, no projeto Capstone, você usará as tecnologias aprendidas em toda a especialização para projetar e criar seus próprios aplicativos para recuperação, processamento e visualização de dados. Todas as aulas são em inglês. A estimativa é que alunos levem três meses para completar o curso, com uma dedicação de 11 horas por semana.

Quanto custa: gratuito

Onde fazer: acesse o link.

3. Python para iniciantes absolutos

Neste curso introdutório ao Python, você aprenderá os fundamentos do Python. Como o título do curso sugere, você não precisa de nenhuma experiência prévia para se lançar nesta jornada. As aulas, com vídeos que somam mais de três horas de duração, mostrarão a base do que você precisa para estar confiante em Python. Todo o conteúdo está disponível em inglês.

Quanto custa: gratuito

Onde fazer: acesse o link.

4. Programando com Python: Introdução Prática para Iniciantes

Este curso foi projetado para aqueles que querem colocar a mão na massa programando com Python. As aulas ensinam conceitos de programação desde o básico e incluem, além dos vídeos, uma série de exercícios e um projeto final, desenvolvido para que você possa implementar todos os tópicos aprendidos. As aulas do curso são em inglês.

Quanto custa: gratuito

Onde fazer: acesse o link

5.  Aprenda Python 3 a partir do zero

Este curso também foi projetado para estudantes iniciantes. Nele, você aprenderá a versão mais recente do Python que é o Python 3, mais flexível que o Python 2. As aulas – em inglês – se debruçam sobre base em tipos de dados, variáveis, cadeias de caracteres, operadores, instruções condicionais, Loops, Lists e Dicionários. Depois de concluir o curso, alunos conseguirão, por conta própria, desenvolver pequenos projetos em Python.

Quanto custa: gratuito

Onde fazer: acesse o link

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.