5 benefícios de uma proteção de dados mais moderna

Importância dos dados para as empresas torna mitigação de riscos um pilar estratégico. Medidas corretas podem ajudar

Author Photo
6:01 pm - 04 de maio de 2021

É inspirador acompanhar o forte ritmo das empresas rumo às implementações de nuvens pública, privada e híbrida. Nessa corrida, as informações digitais seguem aumentando, exigindo cada vez mais a digitalização dos sistemas a todos os aspectos das operações e uma abordagem moderna de proteção de dados, capaz de garantir a segurança em meio a tantas mudanças. Essa realidade criou um ambiente onde a proteção dos dados deve ser prioridade aos líderes de negócios, assim como é para os usuários.

Falar sobre usuários é abordar o macro. É pensar na própria equipe, no parceiro e no cliente final, até porque o foco das estratégias corporativas é garantir a melhor experiência em todos os passos, desde o operacional até a borda. Segundo o Radar FEBRABAN de março, a insegurança é um fator predominante no ambiente da internet, e aponta que 41% dos usuários entrevistados se sentem pouco seguros e 21% nada seguros com relação à proteção dos seus dados pessoais. Esse é um insight importante às empresas de todas as indústrias se movimentarem em relação a isso. Afinal, se a maioria dos usuários não acredita que os ambientes estejam protegidos, é preciso encontrar uma solução para reverter esse cenário.

Hoje, as empresas dependem dos dados e informações com mais intensidade do que nunca, e o armazenamento e a proteção desses dados devem fazer parte dos planos estratégicos e de mitigação de riscos como pilares de missão crítica dos negócios. Dito isto, implementar as medidas corretas para gerenciar os dados pode ajudar as empresas a protegerem seu maior legado.

Confira abaixo os cinco principais benefícios da proteção moderna de dados:

Economia para todo o lado

As notícias frequentes provam que os ataques cibernéticos podem custar um preço muito alto, não só em termos de impacto à continuidade dos negócios, mas também aos orçamentos de uma empresa e até mesmo impactar a economia de um país. As empresas afetadas por uma violação de dados tendem a sofrer quedas imediatas nos preços das ações, que podem ser afetados no longo prazo, custando até mesmo empregos.

Uma pesquisa recente da Microsoft aponta que mais de 30% das empresas na América Latina reportaram aumento de ciberataques após o início da pandemia. No entanto, no Brasil apenas 16% das empresas afirmam que aumentaram os investimentos em segurança, sendo que 56% dos entrevistados afirmam investir 10% ou menos do seu orçamento em proteção. 

São dados alarmantes, mas, felizmente, existe um caminho simples para aumentar o nível de proteção. Fazer o backup dos dados na nuvem e espalhar os dados por mais servidores internos e externos pode reduzir o risco aos ataques de ransomware. Ao garantir que os dados sejam protegidos por controles de segurança apropriados, é possível minimizar as chances de uma violação cibernética. E, como um bônus de redução de custos, isso também pode melhorar a escalabilidade para quando as empresas crescem e precisam armazenar mais dados, porque a própria facilidade de escalabilidade ajuda a diminuir os custos.

Resiliência operacional

As empresas com vários servidores internos e externos para armazenamento de dados em nuvem precisam ser resilientes do ponto de vista operacional. Isso requer proteção robusta de dados em todos os servidores.

A orientação da maioria dos consultores de TI seria manter os sites relativamente próximos uns dos outros por motivos de desempenho, mas nem sempre é esse o caso – e nem sempre é tão fácil. Um desastre que atinja um data center pode facilmente afetar outros nas proximidades e, por isso, escolher data centers geograficamente distintos é uma sábia opção em alguns casos.

Aumentar a relevância dos insights para tomadas de decisão

Elevar o nível de proteção de dados é evitar perdas e interrupções no armazenamento. Se os dados de uma empresa continuam sendo interrompidos por falta de proteção, ocorre uma drástica queda no desempenho das análises, ou seja, no valor que pode ser extraído dessas informações. A qualidade dos insights está diretamente relacionada à qualidade dos próprios dados. Portanto, proteger é essencial para manter o alto padrão de insights e de tomadas de decisão aos negócios.

Proteção contra ransomware

Ao longo de 2020, os ataques de ransomware aumentaram 715%. Para superar esse desafio, as empresas precisam implementar uma postura proativa contra os ataques cibernéticos por meio de medidas como treinamento de equipes, detecção de ameaças e monitoramento proativo de rede e terminais.

A criação de um espaço para o ambiente de backup pode ajudar muito. Esses ataques seguem crescendo e podem paralisar uma operação por completo. Por esse motivo, as empresas precisam implementar uma solução que permita recuperar os dados diretamente desses backups protegidos.

Compliance com a LGPD

Em vigor no Brasil desde agosto do ano passado, a LGPD ainda segue como um obstáculo a muitas empresas. É fundamental lembrar que o compliance reduz o risco de violações de dados e posiciona a marca de forma muito positiva no mercado como líder em manutenção da privacidade dos dados do cliente.

A proteção e o armazenamento eficazes são fundamentais em um mundo que depende cada vez mais dos dados. As empresas que adotam uma abordagem moderna e proativa de governança de dados, colherão benefícios significativos e serão capazes de manter a competitividade no mercado não só agora, mas também no futuro.

* Paulo de Godoy é country manager da Pure Storage no Brasil

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.