5 ações para dar suporte à saúde mental da equipe durante o COVID-19

É papel dos líderes criar estratégias para melhorar condições de bem estar do time durante a pandemia, ainda que à distância

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12:00 pm - 25 de abril de 2020

A saúde pública está sendo discutida ativamente no último mês. A pandemia global do COVID-19 fez com que a população, em diversos países, temesse o vírus e as consequências que ele traria.  

Os acontecimentos inimagináveis, até então, e todas as incertezas sobre o futuro geraram grande pressão sobre as pessoas, causando altos índices de estresse e ansiedade. Nos Estados Unidos, uma pesquisa mostra picos de depressão, TEPT, violência doméstica e problemas de uso de substâncias durante a pandemia.  

Segundo uma pesquisa da Kaiser Family Foundation, 45% dos adultos dizem que a pandemia afetou sua saúde mental e 19% dizem que teve um “grande impacto”. Uma pesquisa realizada pelo provedor de saúde mental Ginger descobriu que 69% dos funcionários disseram que o coronavírus é o momento mais estressante de sua carreira e 88% disseram ter experimentado estresse moderado a extremo nas últimas quatro a seis semanas. 

“No momento, os funcionários estão experimentando mais medo e ansiedade do que o habitual. A incerteza sobre o estado de saúde, o emprego e o futuro está fazendo com que os funcionários sintam níveis elevados de estresse”, afirmou Nancy Reardon, Diretora de Estratégia e Produto da Maestro Health, à Forbes

Essa é a chance de os líderes demonstrarem o comprometimento com a saúde mental e o bem-estar de seus funcionários. A partir da entrevista com a diretora Nancy Reardon, Alan Kohll, colaborador da Forbes, reuniu cinco maneiras pelas quais os empregadores podem apoiar seus funcionários durante a pandemia. 

1) Utilize a tecnologia para oferecer recursos de saúde mental 

A tecnologia é um ótimo facilitador. Os funcionários estão recorrendo a ferramentas de colaboração e videoconferências para discutir o trabalho e manter relacionamentos com colegas enquanto trabalham em casa, o que pode ter um efeito positivo no bem-estar dos funcionários. 

Vinte por cento dos adultos em idade ativa relatam ter uma doença mental, mas muitos não têm certeza se sua empresa oferece recursos abrangentes de saúde mental.  

Com os funcionários trabalhando remotamente, agora é a hora de usar a tecnologia para fornecer uma variedade de programas de saúde mental, como conselheiros licenciados de plantão, plataformas de meditação e educação virtual, para que os funcionários aprendam mecanismos de enfrentamento e gerenciamento do estresse. 

2) Use esta oportunidade para reduzir o estigma 

Muitas vezes, o medo do estigma impede que alguns funcionários obtenham a ajuda de que precisam. Não é necessariamente um tópico fácil de discutir, mas iniciar a conversa pode diminuir o estigma ao mesmo tempo em que fornece educação.  

Use o programa de bem-estar dos funcionários para educar e fornecer recursos para autoajuda e autocuidado. Trazer um terapeuta virtual para discutir maneiras de reconhecer sintomas, melhorar a saúde mental e procurar ajuda externa também pode ser útil. 

“Precisamos reforçar continuamente a importância de cuidar do seu bem-estar mental, assim como o seu bem-estar físico. Não podemos continuar separando a mente do corpo – eles são um”, diz Nancy. 

3) Reforce o diálogo 

Comunicar-se claramente com sua força de trabalho sobre os recursos de saúde mental e bem-estar disponíveis para eles e demonstrar empatia em tempos de crise pode ser um longo caminho – não apenas para o bem-estar geral de seus funcionários, mas também para a saúde da empresa a longo prazo. 

Os gerentes e o RH também devem se comunicar de maneira consistente sobre os recursos de saúde mental oferecidos e cobertos pelos planos de benefícios dos funcionários, como conselheiros que eles podem chamar, serviços de meditação e gerenciamento de estresse e acesso a programas de assistência a funcionários. 

Os desafios que os funcionários estão enfrentando não serão resolvidos instantaneamente quando a crise acabar, e é por isso que é importante continuar se comunicando sobre o bem-estar mental, mesmo depois que as coisas voltarem ao “novo normal”. 

4) Priorize o bem-estar em seu plano de benefícios 

As empresas devem priorizar todo o bem-estar de seus funcionários, incluindo saúde física, mental e financeira, durante todo o ano – não apenas durante uma crise. As empresas devem incorporar esses recursos em seu plano de benefícios para mostrar que se preocupam com sua força de trabalho após esse período.  

Níveis elevados de estresse levam a mais consultas médicas, o que significa custos de saúde aumentados para o empregador. Ao tornar o bem-estar geral da sua força de trabalho uma prioridade, os líderes da empresa podem garantir que eles surjam como uma organização mais saudável e mais unida após enfrentar uma grande crise 

“Educar os funcionários sobre os recursos de bem-estar mental disponíveis não se aplica apenas em tempos de crise ou durante a inscrição aberta. A preparação proativa de sua força de trabalho para futuros problemas relacionados à saúde mental pode impedir que os funcionários sintam medo do desconhecido, porque eles são equipados com informações que podem ajudá-los a lidar com fatores estressantes, como custos de seguro, onde procurar consultas médicas e quais conselheiros de saúde mental estão na rede deles”, disse Nancy. 

5) Mostre empatia e liderança 

Os funcionários estão sentindo agora uma sensação de incerteza e estresse elevado – sobre sua saúde, emprego e segurança financeira. Os líderes que mostram que se preocupam com funcionários individuais e fornecem orientações sobre saúde mental agora mesmo podem ajudar a aumentar o ânimo. Os gerentes devem tomar medidas extras durante esse período para verificar diariamente com sua equipe outras coisas além do trabalho.  

Realize videochamadas para manter a moral dos funcionários e promover uma conversa maior sobre o bem-estar geral. Lembre os funcionários de fazer intervalos mentais e físicos, exercitar-se e participar de outras atividades não relacionadas ao trabalho para reduzir a ansiedade e melhorar a produtividade. 

“Para alguns líderes, trabalhar em casa significa estar” conectado “24 horas por dia, 7 dias por semana, e os funcionários podem acabar enfrentando um estresse adicional relacionado ao trabalho. Ao fazer um esforço para permitir que os funcionários saiam para passear, passem um tempo com a família ou apenas tenham tempo para si mesmos, os líderes podem promover melhor um ambiente livre de estresse em tempos incertos”, disse Nancy. 

Durante esse período de incerteza e estresse, a necessidade de priorizar a saúde e o bem-estar individuais é mais forte do que nunca, e as empresas podem ajudar tendo uma cultura de trabalho solidária e empática. Devemos manter a saúde mental como foco principal em toda essa pandemia. Os líderes que mostram compaixão e colocam o bem-estar dos funcionários em primeiro lugar durante esse período verão sua força de trabalho continuar saudável e produtiva. 

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