4ª Revolução Industrial: São Paulo terá centro para impulsionar inovação

Anúncio feito nesta semana aproxima o Brasil da Indústria 4.0; inauguração acontecerá em maio de 2020.

Author Photo
2:41 pm - 22 de agosto de 2019
IA generativa 3d rendering robot working with carton boxes on conveyor belt

São Paulo ganhará um Centro para a 4ª Revolução Industrial no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O espaço foi anunciado pelo governador João Dória e pela Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

O centro é uma parceria do governo do estado com o Ministério da Economia e o Fórum Econômico Mundial (WEF). O compromisso foi feito na quarta-feira (21) no Palácio dos Bandeirantes e sua instalação acontecerá em parceria com a iniciativa privada.

Doria ressalta que “a 4ª Revolução Industrial é um tema que atende muitíssimo bem as expectativas do Governo brasileiro e plenamente as expectativas do Governo do Estado de São Paulo”.

A unidade também será anunciada no encontro anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, em janeiro de 2020. Sua inauguração deverá acontecer durante o Fórum Econômico Mundial para a América Latina, em maio do mesmo ano, marcando o comprometimento formal do país com a 4ª Revolução Industrial.

Patrícia Ellen, por sua vez, ressalta que, na prática, “é importante conectar governo, organizações empresariais, startups, sociedade civil, academia e organizações internacionais para elaborar políticas inteligentes e inovadoras”.

A Secretária Estadual ainda cita que o “Estado de São Paulo e o IPT estão absolutamente preparados para receber essa iniciativa”. A ideia é “estimular a inovação e o empreendedorismo e desenvolver projetos com impacto mundial em benefício de toda sociedade”.

Marisol Argueta de Barillas, Diretora para América Latina e membro do Conselho de Administração do Fórum Econômico Mundial, diz que “o centro irá traçar e pilotar políticas inovadoras” e que “as equipes irão trocar conhecimento e escalar os aprendizados globalmente”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.