40% das empresas acredita que big data é essencial aos negócios

Mais de um terço das empresas (38%) acredita que o big data é essencial aos negócios e outros 21% acreditam que essa é o melhor caminho para obter vantagem competitiva. Isso é o que aponta uma pesquisa realizada pela Teradata em parceria com a McKinsey.
A pesquisa aponta também que o big data impulsiona oportunidades para a inovação em três áreas principais: criação de novos modelos de negócios (54%), descoberta de novas ofertas de produtos (52%) e monetização de dados a empresas externas (40%).
Apesar dos bons frutos que podem ser colhidos com a adoção da estratégia orientada a dados, os desafios culturais – como recompensar o uso de dados e fomentar a experimentação e criatividade por meio da análise de dados – podem prejudicar as iniciativas em big data e ainda há espaço para melhorias, de acordo com COO de Mercados de Consumo da McKinsey, Matt Ariker. “Mas a boa notícia é que o inverso também é verdadeiro: melhorar a forma como a empresa promove a cultura e a mentalidade que recompensa o uso da experimentação de dados pode ajudar as iniciativas de análise de dados a ganhar dinamismo e força”, ressalta.
A pesquisa foi realizada com 316 tomadores de decisão das áreas de tecnologia e informação, com base em um questionário derivado da Forbes Insights. O relatório revela o impacto das iniciativas de big data sobre as práticas e cultura organizacional.