4 perguntas e respostas sobre como construir um bom currículo

O currículo é o seu cartão de visitas na busca por novas oportunidades profissionais. O alerta é empresa de recrutamento e seleção Robert Half. Afinal, o documento é o seu primeiro contato com as empresas e recrutadores e é por meio dele que você vai chamar a atenção de um futuro empregador.

Dada a importância, sempre surgem dúvidas sobre o documento. Abaixo algumas das questões mais frequentes quando o assunto é “o currículo ideal”. A Robert Half separou quatro perguntas e respostas sobre o tema. Confira.

1. Meu currículo pode ter mais de duas páginas?

Essa é uma dúvida frequente, principalmente para as pessoas com muitas experiências. No entanto, a resposta é: não. O currículo é o documento que resume a sua trajetória profissional e será utilizado pelo recrutador para te chamar para uma entrevista.

Assim, você não precisa colocar todos os detalhes de suas passagens profissionais neste documento; foque em dar mais detalhes sobre as suas realizações e conquistas na área para a qual você está se candidatando e deixe os detalhes para a entrevista.

2. Como colocar meu conhecimento em idiomas no currículo?

Dependendo da posição para a qual você está se candidatando, pode ser a primeira coisa que um recrutador vai procurar no seu currículo. Assim, deixe a informação bem clara e logo após a sua formação acadêmica. E muito importante: não adianta superestimar a sua avaliação quanto ao idioma, pois o entrevistador sempre fará um pequeno teste – oral ou escrito – para confirmar o seu conhecimento e habilidade. Esteja preparado.

3. Currículos com design criativos são bem vistos?

Vai depender muito da sua área e da empresa para qual você está mandando o currículo. O ideal é ter um currículo bem formatado e com as informações-chave fáceis de serem encontradas. Não arrisque fazer um currículo que não consegue ser encontrado nas buscas ou um que não deixe claras as informações mais importantes para o recrutador.

4. Devo colocar minhas redes sociais no meu currículo?

Se você tiver um perfil no LinkedIn é importante coloca-lo no currículo, sim. Como a rede é destinada ao networking e contatos profissionais, seu perfil certamente será consultado pelo recrutador. Colocar o seu Instagram ou Facebook não vai ser tão relevante assim, pois normalmente o uso é mais pessoal. No entanto, muita atenção às suas postagens. As suas redes sociais podem dizer muito sobre você e, em algum momento do processo, elas podem ser consultadas.

Recent Posts

Mães empreendedoras: 04 histórias de mulheres que equilibram negócios e maternidade

No mundo do empreendedorismo, onde cada passo é uma jornada de descobertas e superações, as…

16 horas ago

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

2 dias ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

2 dias ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

2 dias ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

2 dias ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago