4 maneiras de valorizar o trabalho da sua equipe apesar da distância

Fornecimento do material necessário para trabalhar e reforço na comunicação são algumas das iniciativas que ajudam a manter o moral na equipe

Author Photo
12:00 pm - 21 de junho de 2020

Uma das diversas consequências geradas pela pandemia da Covid-19, o sistema de trabalho remoto mostrou a muitas empresas que é possível tocar suas operações sem que os funcionários estejam reunidos em um único lugar. Porém, apesar de suas vantagens (que não podem ser totalmente apreciadas por conta do momento de quarentena), esse modelo de trabalho tem, sim, seus percalços. 

O mais conhecido é o distanciamento que pode ocorrer dentro das equipes, já que ausência de um escritório elimina as interações sociais responsáveis por estabelecer parcerias dentro dos grupos. Sem falar em trabalhos como avaliações de desempenho (já que relacionamento é um dos pontos analisados) e promoções. 

Mas, com empenho das lideranças, é possível conservar essas características mesmo que à distância. CEO e fundador da JotForm, Aytekin Tank contou para a Fast Company sobre as práticas que seus gestores fomentam em suas equipes para manter o engajamento e promover uma cultura transparente e amigável dentro da equipe. Confira: 

1) Forneça as ferramentas necessárias 

Os orçamentos podem estar apertados, mas os funcionários remotos devem ter tudo o que precisam para trabalhar com eficiência. De tecnologia e software pessoais a suprimentos básicos, como cadeiras, mesas e artigos de papel, não economize no essencial.  

Tank explica que, dentro da JotForm, as equipes usam um formulário digital para enviar suas listas de desejos e endereços de entrega. É uma maneira fácil de coletar essas solicitações em um só lugar e entregá-las rapidamente.

“Os líderes também devem perguntar aos funcionários o que eles precisam, pessoalmente, para fazer seu melhor trabalho. Eles querem mais reuniões individuais? Mais tempo para simplesmente se concentrar e concluir suas tarefas? Talvez eles também precisem de recursos de telessaúde ou ajudem com a ergonomia doméstica. Ouça atentamente e estabeleça vários canais para a equipe compartilhar seus pensamentos”, afirma 

2) Reserve um tempo para ouvir e conectar-se com os demais 

Durante a Covid-19, muitas organizações descobriram o valor das reuniões de acompanhamento. É importante que os funcionários saibam que você está disponível para ouvir novas idéias, responder a perguntas e discutir suas preocupações. “A pandemia também encorajou muitos de nós a ficar mais vulneráveis com nossos colegas de trabalho”, acreidta Tank 
 
Como Jenn Hyman, co-fundadora da Rent the Runway, disse recentemente ao apresentador da série How I Built Resilience (Como eu Desenvolvi Resiliência, em inglês): “As pessoas estão sempre lhe dizendo e pedindo para você aparecer como líder, e acho que o que esse período me ensinou é que às vezes você só precisa aparecer como amigo e aparecer como humano. ” 
 
Limites e muros destinados a manter os colegas afastados naturalmente diminuem quando animais de estimação e crianças fazem chamadas de vídeo ou um entregador da UPS toca a campainha durante uma reunião. Todos nós temos vidas bagunçadas e imperfeitas, e a conexão remota “criou essa intimidade em torno de nossa equipe que eu nunca havia sentido tão fortemente antes”, disse Hyman. 

3) Aumente a transparência 

Organizações saudáveis são sempre honestas com suas equipes e, quando os funcionários trabalham remotamente, mantê-los atualizados é ainda mais importante manter as pessoas informadas. Por exemplo: você pode enviar uma atualização semanal por e-mail ou realizar reuniões on-line regulares, incentivando perguntas.

Como sempre, as reuniões são uma oportunidade perfeita para expressar reconhecimento pelo trabalho alheio. Ao conduzir os encontros, compartilhe exemplos específicos e tangíveis de trabalho que excederam as expectativas ou destaque alguém que se esforçou para ajudar um cliente ou colega. Mesmo se você acha que sua gratidão é óbvia, faça questão de oferecer elogios honestos e autênticos. É quase impossível exagerar. 
 
Além disso, Tank ressaltar que é importante considerar como os funcionários querem ser reconhecidos. Algumas pessoas gostam de receber mensagens públicas, enquanto outras respondem melhor a conversas individuais. Você também pode enviar uma nota manuscrita ou ligar para alguém para uma conversa rápida. 

 De acordo com o mesmo relatório da Gallup de 2016, “os critérios de reconhecimento devem estar alinhados com o objetivo, a marca e a cultura da empresa e devem refletir sua identidade aspirativa de inspirar outras pessoas”. Em outras palavras, siga seu discurso e recompense as pessoas que fazem o mesmo. 

4) Ofereça recompensas tangíveis 

Não é novidade que a crise liderada por uma pandemia impedirá a maioria das empresas de dar bônus ou aumentos de pagamento no futuro próximo. No entanto, você ainda pode oferecer recompensas valiosas por um ótimo trabalho.

“Com conferências e seminários pausados, pergunte a sua equipe o que e como ela quer continuar aprendendo. As plataformas de educação on-line podem dar aos funcionários a oportunidade de aprimorar suas habilidades duras e leves. Não se esqueça que os funcionários remotos ainda podem receber promoções ou responsabilidades expandidas que capitalizam seus pontos fortes”, resume.  
 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.