Notícias

4 exemplos de IA generativa para PMEs impulsionarem os negócios

A adoção de ferramentas de inteligência artificial (IA) – particularmente de IA generativa – não precisa ser exclusiva de operações de grandes empresas que possuem orçamentos dedicados para TI e inovação. Uma pesquisa da Microsoft com a Edelman revelou que 98% das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) estão passando por uma transformação digital e identificando efeitos positivos nesse processo.

Essa digitalização também se estende ao uso de novas tecnologias emergentes, como a IA.

Adriano Almeida, cofundador e COO da Alura e líder da unidade de negócios Alura Para Empresas, indica que o custo acessível e agilidade que a IA generativa proporciona no dia a dia das organizações reserva um grande potencial para as PMEs.

“As PMEs possuem sensibilidade no ganho de produtividade das operações, mas com a IA, principalmente IAs generativas como o ChatGPT, é gerada uma automação de tarefas e otimização de atividades que antes só seriam possíveis mobilizando setores inteiros. Com isso, é criado um novo cenário para que elas cheguem mais competitivas ao mercado e impulsionem seus negócios”, destaca Almeida.

No entanto, o executivo ressalta que o potencial dessa tecnologia ainda é pouco explorado. Por isso é importante que os empreendedores estejam abertos à experimentação de ferramentas baseadas em IA generativa.

“A adoção de soluções de IA passou a ser ainda mais popular há poucos meses, então é difícil dizer para onde ela vai caminhar e o tamanho do seu impacto no futuro. Por outro lado, se as lideranças encararem os desafios desse contexto, engajando colaboradores a adotarem a ferramenta e ensinando os times a como fazer isso, não há dúvidas de que terão a chave do sucesso em suas mãos”, afirma.

Na lista abaixo, o executivo destaca IA Generativas que podem ser incorporadas pelas PMEs que buscam mais agilidade e produtividade para o dia a dia.

ChatGPT

Almeida indica que o sucesso da Open AI, lançado no final de 2022, tem contribuído com a performance das equipes de várias áreas, impulsionando ideias, roteiros, planejamentos e ações para as mais diversas frentes da operação. Segundo levantamento realizado pela Alura com 63 mil participantes, 70% dessas pessoas já tiveram algum contato com a ferramenta.

Ferramentas visuais

O Photoshop e o grupo de ferramentas que incorporam recursos de criação e edição de imagens também permitem a realização de tarefas com um terço do tempo e esforço que antes eram necessárias. Com isso, e seguindo o mesmo princípio do ChatGPT, o levantamento da Alura revela que 18% dos respondentes já usaram uma delas, o Midjourney, de alguma forma em suas trajetórias.

Ferramentas tradicionais

Outros recursos de IA estão desenvolvendo ferramentas tradicionais, como o Excel. A IA, neste caso, diz, Almeida, consegue auxiliar desde o uso básico dos softwares até a análise de dados, o que proporciona um ganho de produtividade para as equipes de negócios.

Github Copilot

O COO da Alura destaca que, quando o assunto é a área de tecnologia em si, o Github Copilot gera uma vantagem gigantesca para os times na programação de sistemas. “Isso ajuda os especialistas de TI a se dedicarem a funções mais estratégicas, principalmente na criação de códigos complexos”, reforça o executivo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

1 dia ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

1 dia ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

1 dia ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

1 dia ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

1 dia ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago