4 fatores que estão transformando softwares de segurança

A segurança da informação tem tirado o sono dos gestores de TI. Ao mesmo tempo em que hackers se especializam em ataques cada vez mais sofisticados, as empresas fornecedoras de soluções para cibersegurança vão se adaptando às estratégias de defesa.

O Gartner afirma que o mercado de software de segurança está passando por uma importante transformação causada por quatro principais fatores: uso de Analytics avançado, ecossistemas expandidos, adoção de Software como Serviço (SaaS) e de serviços gerenciados, além do aumento de regulamentações punitivas que estão fazendo com que as organizações repensem seus investimentos e requisitos de software de segurança e gestão de risco.

Deborah Kish, analista de pesquisas do Gartner, comenta que o mercado de segurança em geral está passando por um período de disrupção graças à rápida transição para os negócios digitais baseados em nuvem e aos modelos de tecnologia que estão mudando a forma como as funções de segurança e risco entregam valor às organizações. “Ao mesmo tempo, o cenário de ameaças e o aumento no número de incidentes de alto impacto também estão gerando demanda por inovações e tecnologias de segurança que ofereçam maior efetividade.”

Confira os quatro fatores listados pelo Gartner, que discutirá os temas durante conferência de segurança e gestão de risco em São Paulo.

1. Até 2020, Analytics avançado será integrado em ao menos 75% dos produtos de segurança
As empresas estão cada vez mais buscando produtos que incorporem tecnologias de análise preditiva e prescritiva mais inteligentes, o que ajuda a alertar os usuários para potenciais incidentes de segurança e oferece orientação quanto às melhores formas de resposta. Essas capacidades analíticas mais avançadas são norteadas por uma série de tecnologias subjacentes, como heurística, inteligência artificial e aprendizado de máquina, entre outras. Os fornecedores de sucesso trabalharão com clientes e prospects para entender os casos em que o Analytics entregará valor significativo e ampliará equipes e recursos de segurança limitados.

2. Adquirir e integrar produtos e tecnologias será uma estratégia fundamental para aumentar o market share e entrar em novos mercados
Devido à predominância de startups e fornecedores menores, a busca por abordagens inovadoras para problemas de segurança e as estratégias de aquisição, integração e consolidação são altamente eficazes para aumentar o market share e entrar completamente em novos mercados. Em muitos casos, fornecedores mais desenvolvidos que buscam expansão contínua estão adquirindo companhias de rápido crescimento vindas de mercados adjacentes emergentes. Em outros casos, vendedores estão otimizando seus lucros por meio da consolidação de produtos similares em uma mesma marca, alavancando economias de escala ao combinar funções-base, como desenvolvimento, suporte, vendas e marketing.

3. A busca do consumidor final por flexibilidade aumentará a adoção de SaaS
Compradores de produtos de segurança estão tomando decisões de investimento que suportem os negócios digitais, se ajustem aos seus desafios atuais e entreguem desempenho de valor. SaaS para segurança e gestão de risco está se tornando decisivo, já que os clientes estão migrando para práticas de negócios digitais. No entanto, os fornecedores devem considerar as implicações financeiras de manter suporte para o legado de produtos de segurança enquanto investem em produtos “como serviço” e serviços gerenciados.

4. O ambiente regulatório criará oportunidades para provedores de software de segurança
O General Data Protection Regulation da União Europeia entrará em vigor em 25 de maio de 2018 e poderá fazer com que organizações paguem multas altas caso seja relatada uma única reclamação sobre incapacidade com dados privados. Regulamentações punitivas irão gerar tensão no alto escalão das empresas, norteando as tomadas de decisão quanto ao orçamento para software de segurança com base nos potenciais impactos financeiros de multas e não conformidade. Como consequência, as organizações buscarão fornecedores com produtos que ofereçam a visibilidade e o controle necessários para seus dados. Os provedores precisam identificar os principais requerimentos e restrições regulatórias em suas regiões de interesse por meio da atuação junto a conselhos legais para entregarem opções de produtos e serviços que amenizarão a tensão dos líderes empresariais.

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