4 dicas para PMEs aproveitarem o Dia do Consumidor

Author Photo
10:15 am - 10 de março de 2017

O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, não deve ser pensado apenas com foco nas grandes corporações, mas, especialmente, pelas pequenas e médias empresas (PMEs). Para Fernanda Doria, gerente de vendas de GMS (Google Marketing Solutions), pequenas e medias que criarem estratégias para oferecer boas ofertas e formas de pagamento adequadas podem entrar na competição e aumentar potencialmente as vendas, por e-commerce, nesse período.

Ainda segundo a executiva, planejar com antecedência, possibilitar acessibilidade para vendas no celular, pensar a melhor estratégia para os produtos que entram nos descontos e trabalhar a sazonalidade, são o passo a passo que empreendedores antenados podem e devem seguir em datas importantes como esta.

A executiva listou dicas para as PMEs se programarem para o Dia do Consumidor e aproveitarem a data:

1. Planeje o Dia do Consumidor com antecedência
Use estratégias para captar um volume significativo de consumidores interessados na marca da sua empresa e produtos. Essa lista pode ser gerada a partir das pessoas que visitaram o seu site, listas de e-mail marketing e downloads do seu aplicativo. Durante o Dia do Consumidor foque a comunicação da promoção principalmente nesses consumidores. Com isso, existe uma maior chance de vendas por meio daqueles que já conhecem sua loja/marca e você evita a disputa com grandes marcas.

2. Escolha de forma estratégica os produtos com desconto
Ter preços competitivos no Dia do Consumidor é essencial, mas você não precisa ter todos os produtos do site da sua empresa com descontos. Escolha itens ou linhas de produtos estratégicos e aplique descontos expressivos para que o consumidor tenha certeza de que está fazendo um bom negócio. Aproveite para renovar o estoque dando descontos especiais nesses produtos. Dessa forma, você terá condição de combater os seus concorrentes no quesito preço.

3. Promova sua empresa e seja encontrado
Tão importante quanto ter promoções e preços atrativos, é promover essas ações para que o consumidor saiba sobre elas e possa encontrá-lo com facilidade.
Para ganhar relevância, personalize seus anúncios com chamadas de preço, promoção do ‘Dia do Consumidor’ e que provoquem o consumidor a visitar o seu site. Além disso, promoção de vídeos e posts em redes sociais também ajudam a trazer ainda mais visibilidade.

4. Esteja pronto para vender pelo celular

Segundo dados do Ebit, 21,5% das compras on-line em 2016 foram realizadas por meio de dispositivos móveis (celulares e tablets). É muito importante que o site da sua empresa promova uma boa experiência para o consumidor em diferentes etapas: na busca do produto desejado, na comparação de preços, no cadastro do usuário e finalmente na finalização da compra.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.