4 aspectos a considerar antes de iniciar a sua transformação digital

Alexander Carvalho, VP global de entregas da Avenue Code, fala sobre os aspectos mais importantes para quem pensa em iniciar esse movimento 

Author Photo
9:41 am - 13 de abril de 2021

Existem três formas mais comuns de uma empresa começar sua transformação digital. O primeiro e mais natural seria o movimento TopDown. A estratégia da empresa já é definida e guiada pelo Digital e tais projetos precisam ser entregues para alcançar os objetivos estratégicos almejados pela transformação. O segundo modo, e o que arrisco dizer que é o mais comum após a pandemia, é a transformação digital demandada pelo cliente final, que não é somente o consumidor do seu produto final, mas também os clientes internos. Estes clientes buscam um produto que traga uma experiência diferenciada e uma jornada mais eficiente, além de buscarem por processos mais eficazes e inovação. Se uma empresa não escuta o seu cliente, a chance de perder produtividade, lucratividade e de ficar para trás na corrida da inovação com seus concorrentes, é grande. E por último, mas não menos importante é quando a transformação digital é conduzida “por exemplo”. Sem apoio dos níveis superiores da organização ou sem a demanda dos clientes, um grupo da empresa decide se transformar digitalmente no seu micro domínio, este grupo começa a ter resultados que chamam atenção da estratégia e de outros grupos, e então a transformação começa a acontecer.

Independente de como sua transformação irá começar, a “Educação” é o ponto mais importante. É necessário trabalhar na mudança de mindset em todos os níveis da empresa e todos estes níveis precisam entender a importância da transformação digital. A mudança de paradigma e cultura são os pontos iniciais e decisivos em toda transformação. Se uma empresa não consegue educar e mudar sua cultura, existem grandes chances desta transformação não ter o sucesso esperado.

Onde concentrar investimentos

A escolha dos projetos digitais certos é o ponto principal para otimizar os investimentos e gerar os resultados mais significativos, sejam estes resultados: rendimentos, market share, lead conversion, etc. A empresa precisa focar no objetivo final e explorar as diversas oportunidades existentes para alcançar este objetivo. Estas oportunidades, se bem definidas, viraram projetos digitais. Na transformação digital empresas irão sempre atuar em dois grupos principais, o primeiro grupo é digitalização do core, o que incluiu projetos digitais para melhorar processos internos e experiências de usuários, e o segundo grupo de projetos são os de Inovação. Para qualquer um dos grupos, um trabalho de ideação é o caminho para atingir este objetivo. Entre a estratégia da empresa e a implementação de um projeto digital, técnicas como Design Thinking e Lean Inception ajudam a idealizar, prototipar e testar propostas de soluções antes de suas implementações para que quando elas sejam realmente eleitas a forem para a esteira de produção digital, o retorno sobre este investimento seja maximizado.

Dicas: o que deve ser feito e o que deve ser evitado

Antes de começar um projeto de Transformação Digital é importante saber o seu nível de maturidade. Níveis de maturidades diferentes irão conduzir o projeto de forma diferente. Ter a consciência do seu estado de maturidade é fundamental. O segundo é: procurar ajuda externa. Isso é bom! Seja pelo domínio de outras empresas na condução da transformação ou para trazer novos insights para o seu processo. Se você não mudar nada, a chance de continuar fazendo a mesma coisa é grande.

Quanto às furadas da transformação digital, tenho uma que é a principal: Transformação digital não acontece da noite para o dia. Não caia na armadilha de achar que você irá se transformar em alguns meses e pronto. Aqui na Avenue Code não gostamos muito da palavra transformação, preferimos utilizar Evolução. A Evolução Digital representa bem o caminho contínuo que é a Transformação Digital. São pequenos passos que precisam ser melhorados, adaptados e adicionados a cada dia. Mesmo agora no período de crise que vivemos, onde frases como: “transformou digitalmente em meses o que gastaria para fazer em anos”, não significa dizer que a empresa se transformou e pronto. Essa frase diz que a empresa conseguiu iniciar o processo, entregar algum projeto digital e este projeto já está tendo algum retorno para a empresa, mas o processo de transformação continua lado a lado com a evolução da tecnologia.

Mantenha-se atualizado sempre

Fique de olho em três momentos tecnológicos da transformação digital: Tecnologias que são consideradas do passado, do presente e do futuro e como o mercado e seus concorrentes estão percebendo e utilizando essas tecnologias.

Dizer que uma tecnologia é do passado, não é dizer que não está em uso. Um exemplo clássico de tecnologia do passado na transformação digital é o Cloud Computing. Cloud hoje já é muito difundido e todos já sabem de sua importância dentro da transformação digital, todos já sabem que se não utilizarem, as chances de insucesso é grande, ela não é mais uma tecnologia diferencial e sim necessária. Tecnologias do presente e futuro são por exemplo conexão 5G, IoT e como essas tecnologias combinadas podem trazer novas experiências para seus clientes, melhorar seus processos ou desenvolver produtos inovadores. Cidades Inteligentes é um ótimo exemplo disso.

*Alexander Carvalho é vice-presidente Global de Entregas da Avenue Code, consultoria de software com foco em soluções de transformação digital

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.