39% dos brasileiros acreditam que sistema de votação eletrônica pode ser hackeado

Pesquisa feita pela Avast disse que 96% dos entrevistados irão às urnas

Author Photo
4:07 pm - 29 de setembro de 2022
urna eletrônica urna eletrônica Foto: Shutterstock

Praticamente todos (96%) os brasileiros disseram que vão às urnas nas eleições 2022 para votar, segundo uma pesquisa realizada pela Avast. Entretanto, 39% dos entrevistados disseram que o sistema de votação eletrônica pode ser hackeado.

Sobre a possibilidade de um ataque cibernético acontecer contra um partido e um candidato político das eleições, 74% dos brasileiros apontam que isso pode acontecer. E, se ocorresse uma violação de dados de um partido ou candidato político, 56% dos entrevistados disseram que isso poderia afetar os resultados das eleições, enquanto 35% dos brasileiros acreditam que “talvez” possa afetá-lo.

“Os danos online se expandiram além das questões de segurança para incluir ameaças sérias, com o potencial de alterar os resultados das eleições. Por um lado, os invasores podem atacar os sistemas de votação eletrônica, colocando em risco a privacidade e a liberdade digital das pessoas. Por outro lado, os políticos podem se tornar alvos de ciberataques, influenciando como o público os percebe”, diz Javier Rincón, diretor regional para a América Latina da Avast.

“Apenas cerca de metade dos brasileiros estão confiantes na segurança das urnas eletrônicas no Brasil. No entanto, a maioria não descarta o impacto nos resultados das eleições devido a um ataque cibernético ocorrido contra um partido ou candidato político e, consequentemente, com a violação de seus dados”, finaliza o especialista.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.