39% dos brasileiros aceitam ser rastreados por aplicativos no iOS

Segundo pesquisa do Tik Tok, Brasil é terceiro país do mundo com a maior taxa de opt-in em apps

Author Photo
3:37 pm - 11 de agosto de 2022

O anúncio da função anti-rastreamento (ATT) da Apple para o iOS 14.5 tem preocupado anunciantes e desenvolvedoras de aplicativos. Isso porque traz consigo uma mudança na política de privacidade e coleta de dados que exige que os profissionais de marketing móvel solicitem o consentimento dos usuários para rastrear sua preferências. Ou seja, o usuário precisa permitir essa ação – realizando o opt-in no próprio app.

Entretanto, na análise de uma pesquisa da plataforma de analytics de marketing mobile Adjust e o TikTok, para os profissionais do segmento no Brasil, essa não é uma notícia tão preocupante, visto que o país é o terceiro do mundo com a maior taxa de opt-in (39%), ficando atrás apenas da Indonésia (50%) e da Tailândia (42%). Em termos comparativos, a menor taxa foi da Alemanha (17%).

O market share da Apple em termos de utilização dos sistemas operacionais em todo o mundo fica em 17,46%, de acordo com dados levantados até junho deste ano. No Brasil, o iOS é o segundo sistema mais utilizado em aparelhos mobile. Além disso, a maioria dos usuários já adotou as versões 14.5+ em seus dispositivos.

Segundo Katie Madding, Chief Product Officer da Adjust, “a implementação do iOS 14.5+ levantou perguntas sobre o futuro da aquisição de usuários e da atribuição no mercado de marketing mobile. No entanto, os dados mostram que o impacto não foi tão negativo quanto o esperado. Os anunciantes podem continuar crescendo e mantendo a confiança do consumidor quando adotam uma postura de marketing mobile voltada à privacidade e, ao mesmo tempo, apoiar soluções líderes no mercado que beneficiam todos os aspectos do ecossistema de aplicativos”.

Ainda de acordo com o estudo, houve um aumento nas taxas de opt-in de 2021 a 2022. Comparado às previsões iniciais, em que as taxas de opt-in ficavam apenas em 5%, elas estão agora bem acima de 30%.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.