3 tendências no marketing digital para PMEs em 2020

RD Summit antecipará tendências em evento realizado em Florianópolis

Author Photo
10:47 am - 24 de outubro de 2019
HubSpot Academy oferece cursos gratuitos de Marketing Digital

O ano está quase acabando e as listas de tendências para os próximos meses começam a aparecer. Para 2020, o marketing digital estará aquecido, segundo a Resultados Digitais. Em seu evento anual, o RD Summit, realizado em Florianópolis, a empresa antecipará temas que impactarão pequenas e médias empresas no próximo ano. Confira a seguir.

Uso intensivo e responsável de dados

O universo de informações oferecidas pelos consumidores ajuda a conhecer o público no detalhe e é central para criar metodologias que aceleram o desenvolvimento analítico das empresas. Há uma boa notícia para 2020: se o uso de dados é considerado a “nova corrida do ouro” entre negócios dos mais variados tamanhos, as ferramentas de marketing digital colocam as pequenas e médias numa posição bem mais próxima a das grandes.

Chega para movimentar o setor em 2020 a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que terá um impacto importante na forma como empresas lidam com as informações de seus clientes.

Novos formatos e estilos de conteúdo

Contar uma boa história continua a ser uma das maneiras mais eficientes de atrair a atenção do consumidor e efetivar uma venda. Porém, as plataformas digitais mudaram a receita de como entregar conteúdo de qualidade. Linguagem, canais, tom, tamanho… tudo precisa estar afinado para que as empresas consigam contar suas histórias da maneira mais eficaz. Isso vale especialmente para o conteúdo gerado dentro da casa – cuidados devem ser tomados para que ele não pareça demasiadamente promocional e maçante.

Olhar humano

A evolução de tecnologias como inteligência artificial e machine learning está ajudando a terceirizar para robôs digitais uma série de tarefas antes delegadas a pessoas, especialmente nas áreas de atendimento. Mas há elementos ainda insubstituíveis pela máquina quando se pensa numa estratégia de marketing: a empatia e o olhar humanizado.

Trazer a óptica do outro para a conversa não ajuda apenas a atender melhor o cliente, também é uma das maneiras mais efetivas de encontrar as boas histórias.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.