3 perguntas que você deveria fazer ao se planejar para 2021

Estamos saindo de um ano complicado para outra que também terá seus desafios. Por isso, é importante rever suas metas e prioridades

Author Photo
12:00 pm - 01 de janeiro de 2021

O final de um ano e começo de outro é uma data que, pelo menos no Ocidente, convida às pessoas para refletir sobre os objetivos de e sonhos que cada um deseja realizar. Mas sabemos que, ao longo dos próximos meses, ficamos tão envolvidos com as questões do dia que só voltamos a fazer esse exercício mais “macro” no final do próximo ano. 

E que tal se, ao invés de pensar em metas específicas, se orientar por fatores-chave que te guiem ao longo da vida? Raj Jana, fundador da Javapresse Coffee Company, apresentou em artigo para o portal Inc três perguntas que ele se faz para nortear suas decisões futuras 

São as seguintes: 

1. O que me dá energia? 

Jana explica um fenômeno que, de uma forma ou outra, já foi vivido por todos nós: existem tarefas que, independente do seu estado de espírito, você consegue executar com muita disposição. De acordo com o profissional, um ponto positivo seria se esforçar para, ao longo do ano, se focar nesse tipo de atividade. 

“Passe um tempo detalhando quais ações, parcerias e tarefas de negócios te energizam ou drenam completamente seu ânimo. Faça o mesmo com as pessoas em sua vida, os hobbies que você mantém e quaisquer outras constantes presentes”, afirma.  

2. Estou seguindo meus valores? 

Estar alinhado com o que é importante na sua vida te dará disposição tanto no dia a dia corporativo como na vida pessoal. Isso porque trabalhar ou se relacionar com algo cujo valor intrínseco não “conversa” com o que você acha que é importante para você consome uma quantidade significativa de tempo e disposição. 

“Contanto que você projete uma vida e um negócio que faça seus valores existirem, você estará realizado. Saber seus valores o ajuda a desenvolver opiniões fortes, manter a confiança naquilo em que acredita e o ajuda a tomar decisões facilmente”. 

3. Quais escolhas fiz este ano? 

Jana acredita que seria interessante aproveitar o momento — que já convida à reflexão — para rever de forma objetiva e consciente as escolhas feitas ao longo de 2020, identificando quais aspectos te motivaram a tomar cada uma dessas decisões e o resultado obtido. 

“Reveja essas escolhas e fatores motivacionais em relação a como você está gastando seu tempo e tomando decisões alinhadas com seus valores. A partir daqui, descubra maneiras de passar mais tempo de acordo com seus princípios orientadores”, finaliza. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.