3 passos para alcançar diversidade na sua empresa

Consultoria explica como expandir programas internos e alcançar mais inclusão e representatividade

Author Photo
2:55 pm - 09 de setembro de 2020

Para muitos empresários atingir a diversidade em seu time continua sendo um desafio. E, em alguns casos, a dificuldade não está em detectar o problema e sim na falta de conhecimento para implementar iniciativas do tipo. Segundo o estudo “A Diversidade e Inclusão nas Organizações no Brasil” conduzido pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), 63% das empresas pesquisadas têm programas de diversidade e inclusão.

No total, foram 124 empresas participantes da pesquisa que, juntas, faturam R$ 1,24 trilhão ao ano, o que mostra que cada vez mais as companhias estão interessadas em aumentar a diversidade em suas equipes. De acordo com a consultoria THE Consulting, existem três passos efetivos que podem resultar em um ambiente de trabalho com mais inclusão e representatividade. Conheça-os:

Observe a estrutura interna e o estado atual da equipe

Para ter um ambiente inclusivo e garantir que ele seja implementado de maneira efetiva e duradoura em sua empresa, é necessário que este processo ocorra por etapas. A primeira delas é analisar o cenário atual da empresa para entender qual será o ponto de partida das mudanças. Assim, os pontos a serem reestruturados ficarão mais evidentes.

Tenha uma liderança representativa

Após entender a estrutura, o seguinte passo é implementar diversidade em posições de liderança na empresa. Ter minorias em cargos de liderança reflete os valores humanos da empresa. Além disso, serve como um fator encorajador para que os cargos de base da companhia se identifiquem com a representatividade e entendam que também podem aspirar a ter um crescimento na companhia.

Mantenha a diversidade na empresa

É fundamental para a empresa que esteja implementando diversidade como um de seus pilares sólidos saber como manter esses profissionais em seu time. Não adianta iniciar os processos de inclusão se os profissionais não sem manterem na empresa. É importante que a companhia que busca manter a diversidade efetiva tenha espaço para discussão de temas que interessam a cada grupo. E, principalmente, que a interação entre os grupos seja muito fluida e natural.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.