Falar em público pode ser um desafio para muitas pessoas, mas se apresentar em uma plataforma de videoconferência, por mais à vontade que o orador esteja com a sua fala, é um tanto quanto desconfortável.
E falar por longos minutos para um laptop, sem o feedback do ouvinte, um feeling do ambiente, a câmera com um ângulo esquisito, corpo desalinhado, um close no seu rosto e a sensação de que todos estão avaliando suas micro expressões faciais. A dinâmica das apresentações em plataformas como o Zoom é estranha para muitas pessoas, mas de acordo com Sarah Gershman, treinadora de comunicação e professora da Universidade de Georgetown, não precisa ser assim.
De acordo com artigo publicado no site Inc., para envolver seu público desde o início, a treinadora sugere que comece a apresentação com uma pergunta relevante e peça às pessoas que digitem suas respostas no chat.
A empatia é especialmente importante em uma apresentação do Zoom, portanto, certifique-se de que sua palestra seja coloquial e convincente.
Confira as três dicas detalhadas da especialista:
As apresentações pessoais geralmente começam com uma breve introdução e uma rodada de saudações ou aplausos. Em seguida, o palestrante inicia o que, esperançosamente, é uma abertura forte.
Como a apresentação média do Zoom ou webinar começa? Mexendo no equipamento e o palestrante perguntando: “todos estão me ouvindo?”. A coisa toda parece estranha e impessoal desde o início. A maneira de consertar isso, de acordo com Gershman, é recriar parte da sensação interativa de uma apresentação normal usando o recurso de bate-papo da plataforma de vídeo escolhida.
“Você pode começar com uma pergunta relevante e pedir às pessoas que digitem a resposta no chat. Por exemplo, você pode pedir a todos que escrevam algo que esperam aprender com a apresentação”, escreveu ela.
“Certifique-se de ler em voz alta pelo menos algumas das respostas (e use os primeiros nomes, se puder). Quando você envolve o público imediatamente, sente como se as pessoas estivessem ouvindo, o que aumenta sua confiança para o resto da apresentação”.
Isso pode soar como uma dica estranha no início. Afinal, todo o problema é que a apresentação em vídeo torna difícil obter qualquer tipo de vaivém entre o palestrante e o público. Mas Gershman diz que, apesar das limitações da tecnologia, os alto-falantes ainda devem mostrar sua consciência de que existem seres humanos reais ouvindo.
“Uma maneira de simular a natureza de uma conversa para frente e para trás é fazer perguntas retóricas durante a apresentação. Por exemplo, quando você apresenta uma nova ideia, pode dizer: ‘você está pronto para tentar algo novo?’. Ou, se quiser que as pessoas percebam algo, você pode dizer: ‘você vê a mudança da baixa para a alta no gráfico?'”, sugeriu ela.
A conversa pode ser unilateral, mas esses gestos podem ser suficientes para manter o público envolvido e o palestrante longe da ansiedade.
Algumas dicas de conversação são tão fundamentais que funcionam em todos os formatos – elas são ainda mais importantes para apresentações de vídeo. Um deles é a empatia.
Uma das principais dicas dos curadores do TED para palestrantes, por exemplo, é lembrar que todos estão do seu lado. O público não está lá para julgar você. Eles estão lá para aprender com você e é seu trabalho servi-los. Em outras palavras, a chave para manter a calma como palestrante é tentar se colocar no lugar do público.
Gershman acredita que a empatia é especialmente importante em relação ao Zoom. “Lembre-se de que é difícil e desgastante ouvir uma apresentação virtual”, aconselhou.
“Ao ter empatia com o seu público virtual, você muda o foco de si mesmo (e do que os outros pensam de você), o que alivia a ansiedade de falar. A empatia também ajuda a criar uma apresentação que melhor ajude o seu público e atenda às suas necessidades”.
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