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3 forças que moldam a evolução do ERP

Entrando na década digital de 2020, as empresas estão contemplando a adoção de uma nova geração de tecnologias de planejamento de recursos empresariais (ERP) colaborativas, compostas e baseadas em nuvem, motivadas por uma pandemia persistente, cadeias de suprimentos inseguras, forças de trabalho transitórias e outros fatores.

Um esmagador 94% das organizações em todo o mundo está adotando uma estratégia de ERP de última geração que envolve a migração para plataformas de nuvem e a adoção de análises de ponta, como inteligência artificial, para superar as limitações de aplicativos legados e modernizar seus negócios, de acordo com uma pesquisa com 1.675 profissionais de TI executivos da Boomi.

O Gartner previu que 65% das organizações adotarão aplicativos de ERP que usam um ou mais do que chama de “marcas da quarta era” até 2023. Isso inclui IA, design centrado em dados, sistemas que podem ser usados fora da prateleira, funções que aumentam as decisões, a capacitação do desenvolvedor e a tecnologia voltada para o cliente.

Os desafios dos últimos dois anos “estão inclinando a balança para uma adoção mais rápida de sistemas ERP de próxima geração”, observou uma equipe de analistas liderada por Neveen Awad em um relatório publicado pelo Boston Consulting Group. “Será praticamente impossível usar o ERP tradicional para gerenciar o enorme crescimento previsto no comércio eletrônico e a necessidade de flexibilidade e velocidade”, escreveram eles. Há um impulso para fornecer às funções de finanças, compras e RH com “automação avançada que depende de menos trabalhadores, mas mais qualificados, e trabalhadores que podem operar em suas casas”.

Aqui estão as três áreas onde os sistemas ERP tradicionais estão aquém e o que as empresas estão procurando hoje.

Turnos da força de trabalho

Se houve alguma hesitação em mudar para o ERP baseado em nuvem, ela foi anulada quando a crise da Covid eclodiu e os locais de trabalho corporativos se espalharam por inúmeros escritórios domésticos. O ERP local é visto como “não tão escalável quanto as pessoas pensavam”, diz Sharon Bhalaru, sócia da empresa de consultoria de contabilidade e tecnologia Armanino LLP. “Estamos vendo uma mudança para sistemas baseados em nuvem”, para dar suporte a funcionários remotos que precisam realizar tarefas de RH, financeiras e contábeis remotamente.

Cerca de seis em cada dez trabalhadores norte-americanos que dizem que seu trabalho pode ser feito principalmente em casa estão trabalhando em casa o tempo todo ou a maior parte do tempo, de acordo com uma pesquisa recente do Pew Research Center. Esse é um aumento significativo em relação aos 23% que disseram trabalhar remotamente antes da pandemia.

Além disso, a parcela de freelancers não temporários está em um recorde histórico de 36% da força de trabalho, de acordo com uma pesquisa da Upwork. A maioria desses freelancers (53%) fornece serviços qualificados, como programação de computadores, marketing, TI e consultoria de negócios, acima dos 50% do ano anterior. O componente de RH dos sistemas ERP precisará levar em conta a integração rápida, horas imprevisíveis e rotatividade frequente. Mais organizações também estão procurando pessoal no exterior, o que tem implicações para relatórios governamentais, impostos e benefícios, entre outros fatores.

Análise

Eventos recentes também expuseram os recursos de relatório relativamente fracos do ERP tradicional. “Queremos ter dados ao nosso alcance e tomar decisões muito rapidamente. Relatórios prontos para uso dos sistemas ERP não eram aplicáveis a muitas empresas”, diz Bhalaru. “Agora eles buscam relatórios, painéis e recursos de KPI [indicador-chave de desempenho] no início, enquanto projetam e constroem o sistema”, em vez de desenvolver esses recursos ao longo do tempo.

As plataformas de ERP de última geração “oferecem às empresas transparência em tempo real com relação a vendas, estoque, produção e finanças”, escreveram os analistas do Boston Consulting Group. “A análise poderosa baseada em dados permite decisões mais ágeis, como ajustes na cadeia de suprimentos para melhorar a resiliência. Recursos robustos de comércio eletrônico ajudam as empresas a se envolverem melhor com os clientes on-line antes e depois de uma venda. E um núcleo de ERP enxuto e uma abordagem que prioriza a nuvem aumentam a velocidade de implantação”.

Redes de fornecimento

As interrupções contínuas e sem precedentes da cadeia de suprimentos ressaltam a necessidade de maior visibilidade, prazos de entrega mais previsíveis, fontes alternativas de suprimentos e resposta mais rápida às interrupções.

Uma pesquisa da FiveTran e Dimensional Data descobriu que 86% dos executivos buscam acesso a dados em tempo real por meio de seus sistemas ERP. No entanto, apenas 23% disseram que esses recursos existem em seus sistemas ERP atuais e 99% relataram que não conseguem acessar as informações de que precisam.

Antes da pandemia, as empresas “estavam extremamente focadas em otimizar a cadeia de suprimentos na busca do santo graal do fornecimento just-in-time”, diz Mike Rulf, CTO das Américas da consultoria de ERP Syntax.

“Isso veio com a suposição de que seus fornecedores upstream poderiam cumprir cronogramas contratuais pré-definidos que estavam totalmente integrados aos sistemas ERP. Essas suposições saíram pela janela”.

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