3 dicas para manter dados seguros durante home office

Especialista dá dicas de segurança para empresas adotarem em tempos de home office

Author Photo
4:00 pm - 02 de abril de 2020
manter dados seguros manter dados seguros

Para conter a disseminação do COVID-19, muitas empresas liberaram seus colaboradores a trabalharem de suas casas. Entretanto, nem todos estão acostumados e questões relacionadas a segurança de dados devem ser levadas em consideração, mesmo com os colaboradores trabalhando em home office. Trago, então, três dicas que julgo fundamentais para as empresas adotarem neste momento.

Atenção a anexos em emails e links para websites

Infelizmente, este é um momento propício aos cibercriminosos, pois costumam agir no momento em que estamos vulneráveis para alavancar estratégias de phishing, induzindo as pessoas a clicar em links que instalam ransomware ou outro malware em seus sistemas. Utilizando como disfarce informações relacionadas a saúde, reembolsos por eventos cancelados ou outras notificações, os cibercriminosos têm como objetivo instalar o malware sempre que possível. Portanto, reserve um tempo para revisar os endereços de email e garantir que eles sejam provenientes de uma fonte confiável. Verifique atentamente os links de qualquer website antes de clicar e não abra anexos se não estiver certo da procedência.

Ninguém está a salvo dos crimes cibernéticos, pois até mesmo o departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA foi atingido por uma invasão que levou à distribuição de informações erradas. Estamos vivendo tempos difíceis e estressantes, portanto verifique tudo antes de clicar.

Certifique-se de possuir backup de seus dados

Por estar trabalhando em home office é importante verificar se seus serviços de segurança cibernética e backup estão atualizados e funcionando corretamente nos dispositivos de sua casa. Entre em contato com seu departamento de TI para que seja feita uma verificação de integridade de seu sistema. Mesmo aqueles que trabalham em empresas que adotam a cultura do BYOD – Bring Your Own Device – devem verificar se os serviços de proteção e segurança de dados estão em execução.

Cheque também quando foi realizado o ultimo backup de seus dispositivos. Teste se é possível acessar seus backups de dados para recuperá-los, caso necessário, pois este é o momento de garantir que estejam seguros.

Esteja atento aos comunicados da equipe de TI

Diante da pandemia do Cornonavírus, as equipes de TI têm realizado horas extras de trabalho para manter o funcionamento dos serviços de rede e dados. Portanto, é importante estar atento a todos os avisos vindos desses profissionais, pois irão manter a todos informados caso seja necessária a manutenção para alguns serviços.

Manter seus dados seguros ao trabalhar de casa é sempre importante. Agora, como em qualquer outro momento, lembre-se de ser atencioso e cuidadoso.

*Por Bruno Lobo é LATAM General Manager da Commvault

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.