3 dicas para lidar com o fenômeno do Shadow IT

Sugestões de cuidados foram elaboradas por profissionais do time de segurança da Kaspersky

Author Photo
9:55 am - 23 de outubro de 2020
shadow it kaspersky profissionais de cibersegurança

Para quem não sabe o que é Shadow IT, o termo designa colaboradores que utilizam dispositivos, programas e serviços que estão fora do controle da organização. Segundo estudo da consultoria CORPA, em colaboração com a Kaspersky, 63% dos latino-americanos usam serviços de nuvem não corporativos para salvar arquivos de trabalho, seja para compartilhar com outra pessoa ou para facilitar o acesso.

Veja abaixo dicas da Kaspersky para lidar com os desafios da Shadow IT:

Treine funcionários sobre armazenamento correto

Lembre regularmente aos funcionários como cuidar dos dados confidenciais da organização. Por exemplo, usar apenas em serviços autorizados, habilitar as autenticações de segurança e não os compartilhar arquivos de trabalhos com terceiros não confiáveis.

Leia também: GPTW anuncia melhores empresas para trabalhar em TI em 17 de novembro

Fale sobre princípios básicos de segurança

Ensine aos funcionários os princípios básicos de cibersegurança. Isso inclui não abrir ou armazenar arquivos de e-mails ou sites desconhecidos, pois podem ser prejudiciais a toda a empresa. Existem plataformas onlines, como a Kaspersky Automated Security Awareness Platform, para oferecer treinamentos de conscientização em cibersegurança.

Aposte numa infraestrutura segura

Para atender a novos desafios de segurança complexos definidos pelo aumento de ciberataques, desenvolva uma estrutura de segurança adaptável que seja escalonável e flexível. Ao que tudo indica, a chamada shadow IT não deve deixar de existir por muito tempo, mas com as dicas de empresas de segurança como a Kaspersky, é possível mitigar seus danos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.