3 dicas para abrir novas portas na carreira em 2019

Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half no Brasil, indica caminhos que podem ser seguidos

Author Photo
7:18 pm - 27 de janeiro de 2019

O começo do ano costuma ser bem intenso para empresas que estão em busca de novos talentos e profissionais que querem dar um up na carreira. Pensando nisso, Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half no Brasil, empresa de executive search, convida você a fazer um exercício simples para pensar positivo e abrir novas portas profissionais em 2019. Confira a seguir.

Selecione três metas

Seja amplo nessa escolha. Pense no relacionamento com pares, em uma promoção de cargo, no desenvolvimento de algum projeto, no aprendizado de idiomas, entre outros objetivos que ainda não conseguiu colocar em prática, mas que considera importantes para a sua carreira.

“Sei que o ano é extenso. Mas, é melhor ter poucos e bem estruturados sonhos do que iniciar várias ações, perder o foco e chegar ao final do ano sem ter concluído nada”, aconselha ele.

Avalie os caminhos a serem percorridos

Considerando as suas metas, veja onde está, onde quer chegar e qual é o caminho. É importante também ter ciência quanto aos prós e os contras ao decidir encarar cada desafio. Você só deve prometer aquilo que conseguirá cumprir.

A ideia é que, com o passar do tempo, você tenha mais segurança para aumentar o grau de complexidade desses sonhos.

Coloque tudo no papel e revise periodicamente

Não importa se você vai usar papel e caneta ou o computador. O importante é que você tenha um lugar onde consiga visualizar todo esse raciocínio que foi feito.

De tempos em tempos, ao longo dos meses, revisite o plano para verificar como ele evoluiu, se precisa de ajustes e se ainda faz sentido dentro do seu momento de vida. Na medida em que os objetivos forem alcançados, veja também se há espaço para estabelecer novos.

“Como eu sempre digo, planejamento é o melhor caminho para qualquer conquista na vida. Ele não garante o sucesso, mas aumenta as chances de maneira considerável”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.