3 aplicativos que usam Inteligência Artificial para otimizar o RH

Author Photo
8:15 pm - 14 de julho de 2019

Cada vez mais, o departamento de Recursos Humanos (RH) é reconhecido como uma das áreas mais estratégicas da empresa. Isso porque a área é responsável, entre outras coisas, por gerenciar políticas que promovam o constante aperfeiçoamento de seu capital humano e o pleno engajamento dos profissionais.

Para auxiliar os gestores de RH nessa missão, as companhias vêm adotando nos últimos anos soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA), em busca de tornar os processos do dia a dia ainda mais assertivos e ágeis. Conheça abaixo três aplicativos que fazem uso de IA para otimizar o RH das empresas.

1-PSIT (para avaliação de desempenho)

Segundo pesquisa da McKinsey & Company, apenas 3 em cada 10 funcionários se sentem totalmente engajados no trabalho, e somente 21% acreditam que suas performances são avaliadas corretamente – o que geralmente leva à perda de talentos essenciais para a companhia. Para evitar esse cenário, a HSD Consultoria de RH lançou o PSIT, um aplicativo que usa logaritmos para a análise de desempenho das empresas. A ferramenta permite que os colaboradores participem ativamente desse processo, inserindo informações constantemente no sistema e mapeando percepções. Os dados obtidos são estruturados pelo app e servem de base para que os gestores possam fazer avaliações mais assertivas, focadas no desenvolvimento futuro de seus profissionais.

2-Closeer (para recrutamento)

O aplicativo, criado pela Closeer, une empregadores e trabalhadores freelance do setor de serviços, para contratações imediatas, com segurança jurídica e trabalhista. Na plataforma, é possível acessar históricos e avaliações, tanto dos trabalhos realizados quanto das empresas. O algoritmo do app encontra quem possui a qualificação demandada e, de acordo com sua localização, disponibilidade e avaliação, o recomenda. Se este aceitar a oferta, ambos são colocados em contato, via chat.

3-App para esclarecer dúvidas

A Flex Relacionamentos Inteligentes desenvolveu uma plataforma que usa inteligência artificial para sanar as principais dúvidas de RH dos funcionários por WhatsApp, evitando filas no atendimento geral e economizando tempo. O app esclarece questões como procedimentos para agendamento de férias, envio de documentos, banco de horas e obtenção de vale. As dúvidas e as respostas são customizadas conforme a necessidade das empresas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.