2021 será um ano melhor para a ciência, diz Bill Gates

Para o bilionário, no ano que vem as vacinas e tratamentos começarão a ter um impacto global

Author Photo
4:01 pm - 28 de dezembro de 2020

O fundador da Microsoft, Bill Gates, compartilhou seus pensamentos para 2021 em seu blog pessoal. Para o bilionário, mesmo com um ano tão ruim como 2020 foi, o próximo ano deve trazer boas consequências, ao menos para a ciência.

“Passei boa parte deste ano trabalhando com colegas no mundo todo para encontrar formas de testar, tratar e prevenir a covid-19. Quando penso sobre os avanços científicos que tivemos em 2020, fico maravilhado. Humanos nunca progrediram tanto em relação a uma doença em um ano. Em circunstâncias normais, criar uma vacina pode demorar 10 anos. Dessa vez, várias vacinas foram criadas em menos de um ano”, escreveu Gates em seu blog.

Leia também: Transformação digital não é um tema de tecnologia, é de cultura

Ele também afirma que “não estamos livres do coronavírus” e cita até mesmo um modelo computacional que indica que a pandemia pode piorar já no próximo mês. Assim, o bilionário volta a defender o uso de máscaras e o distanciamento social no post do blog, citando ambos como maneiras de se “manter esperançoso” apesar das más notícias. “Essas intervenções, bem como algumas outras, pode desacelerar o espalhamento do vírus e salvar vidas enquanto as vacinas ainda estão sendo desenvolvidas”, explica.

Para Gates, em 2021 as vacinas e tratamentos começarão a ter um impacto global. Ele também espera que, em 2021, o teste de nasofaringe para confirmar a infecção pelo SARS-CoV-2 se torne algo do passado. Além da covid-19, Gates também acredita que mudanças em relação à crise climática devem acontecer em 2021. “Vejo esperança nos próximos 12 meses. Pode não ser algo enorme, mas será um passo a frente para o mundo e uma melhora em relação a 2020”, diz.

Leia também: Os livros recomendados por Bill Gates para 2021

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.