16 dicas para apoiar a saúde mental da equipe

Líderes devem se comprometer continuamente em encontrar maneiras de melhorar a saúde mental de cada membro da equipe

Author Photo
6:26 pm - 30 de julho de 2021

A saúde mental é um componente crítico para o bem-estar de cada funcionário e deve ser uma prioridade em todos os locais de trabalho. Desde o início da pandemia de covid-19, 51% dos trabalhadores relataram um aumento em sintomas referentes à sensibilidade da saúde mental no trabalho, com 75% dos jovens de 18 a 24 anos relatando um ou mais sintomas. No geral, os níveis de ansiedade triplicaram, enquanto os sinais de depressão quadruplicaram.

Encontrar maneiras de melhorar a saúde mental de cada membro da equipe no local de trabalho requer compromisso e ação da liderança intencional e contínua. Um local de trabalho saudável exige a adesão de proprietários de empresas, executivos e gerentes até os supervisores e funcionários da linha de frente. Aqui estão 16 coisas que os líderes em diferentes níveis podem fazer para melhor apoiar a saúde mental de cada membro da equipe.

1. Desenvolva políticas para uma cultura segura, inclusiva e igualitária

A cultura da sua organização compreende seus valores, expectativas e práticas, cada um dos quais define o tom de como os funcionários percebem, envolvem e seguem os líderes. Há seis áreas que são fundamentais para as políticas que abordam a saúde mental no local de trabalho:

  • Compreender a saúde mental e as doenças mentais
  • Conhecer a relação entre saúde mental, doença mental e o local de trabalho
  • Perceber os impactos da Covid-19 nos membros da equipe
  • Agir
  • Lidar com o estigma e outras barreiras para o sucesso
  • Medir o sucesso
  • Inscreva-se em um treinamento de saúde mental no local de trabalho

O impacto da saúde mental é complexo; compreender o básico requer treinamento especializado. O treinamento pode ser uma abordagem preventiva para problemas de saúde mental por meio da qual os líderes podem obter uma visão sobre os tipos de sinais que devem procurar e que podem indicar que um membro da equipe precisa de mais ajuda e apoio. Esse treinamento também pode oferecer aos líderes as ferramentas de que precisam para fornecer o suporte necessário.

2. Solicite feedback sobre seu desempenho

Apoiar eficazmente a saúde mental de cada membro da equipe requer um balanço do desempenho de cada líder. A melhor maneira de ver como os líderes em todos os níveis podem melhorar é solicitar feedback anonimamente. Isso permite que cada líder veja onde está falhando e onde se destaca. Para isso, os colaboradores precisam se sentir à vontade, e a realização de pesquisa, com o apoio da equipe de RH ou de profissionais externos, é outra forma de receber esse feedback.

3. Demonstre abertura para feedback

Pedir feedback honesto e estar aberto aos resultados – especialmente feedback potencialmente negativo, pode ser duas coisas diferentes. Para apoiar efetivamente a saúde mental de toda a equipe, os líderes devem saber como cada membro de sua equipe os percebe.

4. Coloque-se por último

O sucesso de cada líder não depende do quanto eles são vistos, mas sim do desempenho de sua equipe. A única maneira de as equipes se darem bem é se cada membro da equipe estiver bem, e isso requer liderança servidora, atendendo às necessidades das equipes e da organização acima de objetivos pessoais de carreira e preconceitos.

5. Seja um líder empático

Empatia é uma competência de liderança; é a capacidade de liderar ao mesmo tempo em que faz todos os esforços para compreender as experiências e necessidades dos outros. Empatia é uma das características mais essenciais de líderes de sucesso e pode oferecer muitos benefícios para líderes e equipes, incluindo a criação de vínculos, fornecendo mais insights e aumentando a compreensão e comunicação.

6. Seja mais vulnerável

A vulnerabilidade está presente na vida de cada pessoa, mas muitas vezes é vista como uma fraqueza em vez de uma força. Líderes que podem expressar quem realmente são e o que genuinamente pensam e sentem. A liderança vulnerável pode aumentar as oportunidades de conversas significativas que constroem relacionamentos de equipe mais sólidos, porque os membros da equipe podem se relacionar e se conectar mais com esse tipo de líder, especialmente quando enfrentam desafios e lutas na vida.

7. Seja respeitoso e sensível com cada membro da equipe

O respeito é uma das chaves mais subestimadas para apoiar a saúde mental da equipe. É um conceito simples, mas muitas vezes cai no esquecimento durante tempos de estresse e conflito. Pode impactar significativamente a saúde mental de um membro da equipe, especialmente quando eles são desrespeitados pela liderança. Respeito é algo que não deve ser apenas encorajado, mas incorporado no código de conduta de recursos humanos de uma organização. Tratar todos os membros da equipe com respeito é vital, independentemente de onde eles estejam na escada organizacional.

8. Dê as boas-vindas e incentive dias de saúde mental

Cada pessoa precisa de tempo ao longo do ano para se reagrupar e se recuperar. Os líderes devem encorajar cada membro da equipe a tirar dias formais de saúde mental pagos. Isso proporciona o tempo necessário para fazer uma pausa dos estressores relacionados ao trabalho, comparecer a consultas relacionadas à saúde mental, limpar a cabeça ou ter algum tempo de inatividade sem culpa, sem o risco de julgamento. Os dias de saúde mental devem vir com uma política de não fazer perguntas.

9. Incentive os membros da equipe a apoiarem uns aos outros

Não é suficiente para os líderes apoiarem suas equipes. Os líderes também devem encorajar e esperar que os membros da equipe apoiem uns aos outros também. Ao promover um ambiente de justiça, respeito e ausência de julgamento, os membros da equipe também podem desenvolver empatia uns com os outros, tornando mais fácil para todos apreciarem uns aos outros e ter um melhor desempenho.

10. Forneça as ferramentas para apoiar cada função

Os estressores no local de trabalho podem se concentrar em não ter as ferramentas e tecnologias certas para realizar o trabalho. A produtividade nem sempre está ligada ao não desempenho dos membros da equipe. Os líderes em todos os níveis devem fornecer o que é necessário para reduzir a carga de trabalho dos membros da equipe e liberar tempo para se concentrar no trabalho de nível superior que agrega valor e diminui soluções alternativas manuais desnecessárias.

11. Comunique-se com frequência e consistência

Uma das coisas que criam ansiedade significativa entre os membros da equipe, especialmente durante a incerteza ou crise, é a falta de informação. A comunicação interna frequente e consistente para cima, para baixo e lateral dos líderes pode aliviar o estresse e a ansiedade. O modo como as informações são compartilhadas também é um elemento-chave; os líderes devem, sempre que possível, compartilhar as notícias pessoalmente para permitir que os membros da equipe façam perguntas que possam pesar muito em suas mentes.

12. Verifique novamente com os membros da equipe

Fechar o ciclo costuma ser uma etapa esquecida, mas crítica, especialmente na comunicação entre os membros da equipe e os líderes. Não é suficiente obter informações sobre o que está funcionando ou não, fazer alterações e se esquecer de fazer o acompanhamento. O ciclo de feedback ponta a ponta exige que os membros da equipe sejam verificados em tempo hábil para garantir que as mudanças feitas estão fornecendo o nível de suporte de que precisam.

13. Ofereça apoio psicológico

Incentive e forneça acesso a serviços de saúde mental quando e onde necessário. Quando os membros da equipe percebem a falta de apoio psicológico de sua organização, isso pode gerar: aumento do absenteísmo; comportamentos indesejáveis; aumento de conflito; ansiedade desnecessária, tensão e esgotamento; aumento da rotatividade; produtividade reduzida; aumento de custos; e aumento do risco de acidentes e lesões.

Ao garantir que o apoio psicológico esteja disponível, ele pode proteger os membros da equipe contra estressores traumáticos no local de trabalho.

14. Financie um programa externo de assistência a funcionários

Nem todos os membros da equipe vão querer compartilhar suas preocupações em um grupo de apoio de pares. Se as preocupações forem de natureza pessoal, pode haver preferência por falar com um terapeuta externo e experiente que ofereça suporte anônimo completo. Isso pode ser de particular interesse para os membros da equipe que lidam com questões profundamente pessoais que eles acreditam que podem afetar seu emprego. Os líderes organizacionais sênior devem implementar um programa externo de assistência ao funcionário para ajudar os membros da equipe a se concentrarem melhor e a ter o melhor desempenho possível.

15. Defina expectativas claras

Uma das coisas que os membros da equipe costumam dizer é que as expectativas não eram claramente definidas. Isso pode se tornar um estressor, especialmente quando os objetivos da equipe não são atingidos. Não importa qual seja a tarefa, os líderes devem garantir que haja uma comunicação clara sobre as expectativas. Quer seja comunicar tarefas ou expectativas gerais da equipe, é melhor para os líderes encorajar os membros da equipe a fazer perguntas sem sentir vergonha de fazê-lo.

16. Ajuste para acompanhar as mudanças

Assim como acontece com a estratégia organizacional, as circunstâncias mudam e podem impactar as iniciativas, o mesmo ocorre com o suporte baseado em equipe. Estratégias e etapas para melhor apoiar a saúde mental de um membro da equipe podem rapidamente se tornar ineficazes conforme as circunstâncias mudam. Os líderes devem se envolver em comunicação contínua com os membros da equipe para garantir que eles forneçam o suporte adequado para manter suas equipes mentalmente saudáveis.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.