12 livros de negócios, tecnologia e economia para ler em 2020
São lançamentos do final de 2019 e começo de 2020 para você colocar na sua wishlist de leitura desse ano.
Separamos 12 livros das áreas de negócios, tecnologia e economia para você colocar na sua lista de 2020. Essas áreas estão em alta no Brasil e é possível buscar conhecimento com títulos que foram lançados no final de 2019 para continuar se desenvolvendo no mercado de trabalho.
Confira os resumos a seguir e separe aqueles que mais chamaram a sua atenção para entrarem na wishlist de 2020.
Talvez você tenha ouvido que o segredo para o sucesso é acordar às 5 horas da manhã todos os dias, mesmo que demore duas horas só para chegar ao trabalho. Ou que o pensamento positivo é a chave para ganhar seu primeiro milhão, não a herança do seu pai. Até mesmo pode ter sido lembrado que alguns bilionários abandonaram a universidade para empreender, fazendo com que você tenha se sentido angustiado ou fracassado. Calma, existe muita fantasia sobre empreendedorismo. Afirmações como essas não possuem embasamento científico, ignoram estatísticas e se provam falsas ao entrar em choque com a realidade. Livros, especialistas e cursos que deveriam preparar o aspirante ao mundo dos negócios acabam fazendo o oposto ao ocultar obstáculos e criar expectativas infundadas. Empreender é se arriscar. E assumir riscos exige cuidado e planejamento desprendido de ilusões. Sonhar é importante, mas, sem segurança familiar, condições financeiras e muita dedicação, pode virar um pesadelo. Escrito por Startup da Real, principal perfil de empreendedorismo do Twitter e do Medium, a nova edição revista e ampliada do best-seller “Este livro não vai te deixar rico” apresentará fundamentos importantes e confiáveis para que você possa se aventurar nos negócios e buscar o sucesso que sempre quis. Você aprenderá a não começar do zero, a importância dos estudos para sua carreira, tudo o que você precisa saber antes de começar seu negócio e possíveis respostas para muitas outras dúvidas.
Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho, Thiago Nigro
Em seu primeiro livro, Thiago Nigro, criador da plataforma O Primo Rico, ensina aos leitores os três pilares para atingir a independência financeira: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Por meio de dados e de sua própria experiência como investidor e assessor, Nigro mostra que a riqueza é possível para todos – basta estar disposto a aprender e se dedicar.
Olhe para a frente e acelere! Em Enfodere-se, você vai aprender a focar na estrada, respeitando as curvas mais fechadas do circuito da vida, mas estando sempre pronto para uma retomada com força total, pisando fundo! Neste livro, você vai conquistar o enfoderamento real e definitivo, e depois é só continuar a acelerar. É preciso colocar velocidade: o sucesso ama velocidade. O autor best-seller Caio Carneiro apresenta aqui estratégias práticas para que você também possa se enfoderar de uma vez por todas, buscando o próximo nível, seja ele pessoal ou profissional. Encontre dentro de você toda a energia necessária para colocar em prática os três C’s do compromisso: Começar, Continuar e Concluir seus planos e metas em todos os aspectos da sua vida!
Os Estados Unidos reinaram de maneira hegemônica como a superpotência mundial após a Segunda Guerra Mundial. Porém, com o aumento exponencial de poder e influência da China, é primordial entendermos agora o sonho chinês, dado que a economia da China já é a segunda maior do planeta e representa mais de 15% do PIB mundial.
Quando você lê que a China está desacelerando, é verdade. Em 2018, a China cresceu “apenas” 6,6%, seu menor índice de crescimento desde 1990. Porém, você consegue imaginar o que é a segunda maior economia do planeta crescendo 6,6%?! Simplesmente significa que, entre 2017 e 2019, mais de 35% do crescimento estimado do mundo inteiro virá da China, mas, infelizmente, a economia chinesa não fez parte da nossa pauta educacional.
Assim, o objetivo de Ricardo Geromel neste livro é ajudar você a aprofundar seus conhecimentos sobre a Nova China, a nova superpotência mundial que, desde 2009, é a maior parceira comercial do Brasil. Este livro nasceu para que você aprenda sobre a nova economia da China como um bilionário faria.
O Brasil não cabe no quintal de ninguém, Paulo Nogueira Batista Jr.
O Brasil não cabe no quintal de ninguém, de Paulo Nogueira Batista Jr., é o relato dos bastidores da passagem de um economista brasileiro por duas instituições internacionais, o FMI e o banco de desenvolvimento criado pelos BRICS – o grupo de países emergentes. Durante mais de dez anos no exterior, ele participou da luta pela reforma da arquitetura financeira internacional após a crise de 2008 e enfrentou a resistência de representantes de nações ricas. Assim, com estilo leve, em que alterna humor e emoção, ironia e análise, narra embates entre países e mesmo dentro do governo brasileiro em temas como crises econômicas e a organização do sistema financeiro global, abordando ainda o nosso conhecido complexo de vira-lata. O que une essa grande variedade de assuntos é o Brasil, o nacionalismo e, segundo ele, “uma certa tendência a acreditar que nosso país tem um valor muito especial – ainda que nós, brasileiros, nem sempre estejamos à sua altura”.
O guia essencial das Fintechs, Anderson Figo e Júlia Lewgoy
As startups de finanças, como Nubank e Guiabolso, estão transformando o mercado financeiro e a vida das pessoas. Entenda como essas empresas podem ajudá-lo a economizar e a ganhar mais dinheiro — e quais são os riscos que você corre.
Não tenha medo de ser chefe, Bruce Tulgan
Neste livro, você vai conhecer, a partir de casos reais, os principais mitos e dificuldades enfrentados pelos gestores para conduzir sua equipe ao sucesso.
Um dos maiores especialistas no assunto, Bruce Tulgan vai ajudar você a adquirir o hábito de gerenciar as pessoas todos os dias e a resolver os pequenos problemas de desempenho antes que se agravem.
Você também vai aprender:
- Como conversar de modo a obter um desempenho extraordinário de pessoas comuns.
- As cinco formas de supervisionar as ações concretas de sua equipe.
- Como deixar as expectativas claras sobre o que fazer e como fazer.
- As seis perguntas-chavepara fazer a si mesmo sobre cada funcionário.
- Como ser generoso e flexível, ajudando as pessoas com seus desejos e necessidades.
O que o CEO quer que você saiba, Ram Charan
“Este livro deveria ser lido por todos os funcionários, do estagiário recém-contratado ao executivo mais experiente.” — JAC NASSER, CEO da Ford
O que o CEO quer que você saiba descreve os fundamentos por trás do sucesso de qualquer negócio – seja uma grande empresa ou uma barraca de frutas na feira. Contando fascinantes histórias de companhias como Uber, Amazon, Apple, Toyota, Netflix, Walmart, GE e Starbucks, Ram Charan demonstra que os melhores CEOs têm em comum a capacidade de reduzir a complexidade do negócio e focar na sua essência.
Consultor de alguns dos executivos mais bem-sucedidos do mundo, Charan ensina a importância de conhecer a fundo a empresa na qual você trabalha, compreendendo todas as etapas de produção e o papel que cada pessoa exerce nela. Essa compreensão é necessária não só para gestores, mas para colaboradores de qualquer nível hierárquico – afinal, quanto maior o lucro da empresa, maiores são as chances de crescimento profissional e retorno financeiro para todos.
“Meu objetivo ao escrever este livro foi compartilhar com você minha experiência de anos analisando como pensam e agem algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo dos negócios. Você descobrirá o que elas fazem para que suas empresas – e seus colaboradores – atinjam a excelência.” — RAM CHARAN
Conveniência é o nome do negócio, Arthur Igreja
No mundo de hoje, inovação é uma competência básica de gestão de qualquer negócio. Mas, ao contrário do que muitos pensam, inovar não é sinônimo de tecnologia ou tendências de mercado. Antes de tudo, trata-se de pensar no que é melhor para o seu cliente.
E o que todo mundo procura? O poder de consumir sem burocracia, filas ou ligações intermináveis com atendentes. Por isso, Arthur Igreja, palestrante e cofundador da plataforma AAA, ensinará você a facilitar e simplificar a jornada do seu consumidor.
Neste guia prático, você aprenderá os modelos por trás do sucesso de empresas como Amazon e Netflix, como inovar na prática, tornar-se um profissional do futuro e multiplicar os seus resultados. O que você pode fazer para alavancar o seu negócio e agradar seus clientes? Conveniência é o nome do negócio.
A história da Starbucks não é apenas um registro de crescimento e sucesso. Ela conta também como uma empresa pode ser construída de maneira diferente. Em Dedique-se de coração percebemos que uma empresa pode, sim, funcionar com o coração, nutrir a alma e ainda dar lucros. Neste livro, vemos que é possível, a longo prazo, oferecer valor aos seus acionistas sem sacrificar a crença central de que se deve tratar os funcionários com respeito e dignidade, tanto porque a Starbucks tem uma equipe de líderes que acreditam que isso é o certo quanto porque essa é a melhor forma de se fazer negócios.
Customer Success: O sucesso das empresas focadas em clientes, Damin Hiram
“Customer Success não é um cargo é uma mudança de mentalidade.”
Aumentar sua lucratividade e rentabilidade com o mesmo número de vendas mensais possuindo a mesma recorrência de novas vendas.
O que mais parece algo inalcançável na verdade está mais perto do que você imagina. Este livro irá apresentar a você uma metodologia que busca obter o sucesso da empresa com foco no cliente. Um passo a passo para você ter clientes satisfeitos e fortalecer sua marca.
Uma força que crescerá de dentro para fora e irá transformar sua organização dando mais lucratividade e segurança. Estamos falando de Customer Success.
Na era 4.0, o consumidor está cada vez mais exigente e possui muita informação. As redes sociais impactaram as áreas de marketing e vendas, e as receitas antigas não trazem mais o resultado desejado. A transformação digital exige uma nova abordagem para engajamento dos clientes. Com as mídias sociais os clientes estão cada vez mais influenciados por colegas, marcas e até desconhecidos. Estar engajado em redes como facebook, instagram, youtube e LinkedIn tornou-se parte essencial de qualquer estratégia de marketing e vendas. Este é um livro que trata da abordagem pessoal e empresarial. Os cuidados essenciais com o seu perfil, dos seus colaboradores e da sua empresa.
O engajamento social significa a construção de relações de confiança, através da publicação do conteúdo certo. A transformação digital mudou muito o processo de vendas e marketing, mas a relação entre humanos ainda é um ponto de diferencial em vendas. Com exemplos práticos os autores revelam o que funciona e o que não funciona quando se trata de mídias sociais para Vendas B2B. O leitor é conduzido de forma didática a aplicar a estrutura completa do Social Selling. PREFÁCIO Por Marc Tawil head da Tawil Comunicação e Nº 1 LinkedIn Top Voices “[…] Gabi Gonçalo e Marcos Mylius acertam 120%, quando afirmam, já no título de “SOCIAL SELLING 4.0”, que precisamos “criar conexões human to human para engajar”. Porque a confusão é grande: há quem embarace “conexões humanas” com “conectividade” – a capacidade ou possibilidade que tem um computador, dispositivo, sistema operacional, programa de operar em um ambiente de rede.