12 dicas de desktop para obter mais do seu Mac

Se você usa um Mac para fazer as coisas, deve saber que existem maneiras de navegar na área de trabalho com mais eficiência

Author Photo
10:21 am - 24 de fevereiro de 2022
Macbook

É fácil ser mais produtivo usando um Mac, desde que você saiba como navegar por várias janelas e aplicativos. Aqui está uma coleção com uma dúzia de maneiras pelas quais você pode fazer o trabalho com mais eficiência.

O original e ainda o melhor: Command-Space

Command-Space é a máfia do uso de desktops Mac. Pressione para convocar a pesquisa do Spotlight, onde você pode pesquisar itens e aplicativos no Mac, contatos e muito mais. Tente pesquisar por “democracia” para ver todas as diferentes categorias de resultados. Selecione um resultado e clique em Return para acessá-lo ou para abrir um aplicativo ou mensagem de e-mail.

Você também pode ir diretamente para o resultado da pesquisa do Safari – da próxima vez que pesquisar algo no Spotlight, digite a pesquisa e, em seguida, pressione Command-B para fazer isso. Mais uma dica do Spotlight: a maioria dos usuários desloca a caixa de diálogo de pesquisa do Spotlight em torno de sua tela, mas para empurrá-la de volta à sua posição padrão, basta tocar e segurar brevemente o ícone do Spotlight na barra de menus do seu Mac. Solte quando a caixa de diálogo de pesquisa voltar ao lugar.

Agora, vamos a algumas dicas que você pode, ainda, não ter encontrado.

Option-click na área de trabalho

Quando você tem tantas janelas abertas para um único aplicativo que não consegue acessar o restante de suas coisas, pode recuperar essa sensação de espaço na área de trabalho. Para fazer isso, Option-click em qualquer seção restante visível da área de trabalho que você possa ver enquanto estiver no programa que deseja tirar do caminho. Todas as janelas desse aplicativo serão ocultadas imediatamente e você poderá explorar os outros itens na tela.

Command-Tab

Suponho que muitos usuários de Mac já saibam disso, mas é útil da mesma forma. Toque em Command-tab para abrir o alternador de aplicativos. Uma barra aparece na tela com todos os seus aplicativos abertos. Mantenha o botão de comando pressionado e toque na guia ou use as setas para frente ou para trás para navegar até o aplicativo que deseja usar. Apenas solte o comando quando esse aplicativo for selecionado.

Gerenciar vários espaços

Spaces — a maneira útil da Apple de criar diferentes espaços de desktop para diferentes usos — pode ajudá-lo a manter o foco. Mas você sabia que pode navegar usando Control-right ou Control-left para alternar entre eles? Você nem precisa usar um trackpad ou mouse.

Arraste e solte tudo em todos os lugares

Quando estiver em um documento/imagem, você pode abri-lo em outro aplicativo, colá-lo em uma mensagem ou armazená-lo em uma pasta diferente facilmente. Basta clicar e segurar o pequeno ícone do aplicativo na parte superior da janela do documento (salvo) em que você está até que o pequeno ícone fique um pouco translúcido. Agora você pode usar esse ícone para arrastar esse item para pastas, outros aplicativos, e-mails, o Dock… Apenas observe o sinal de mais. Quando ele aparecer, você pode soltar.

Visão dividida, a maneira mais fácil

O Split View é a maneira elegante da Apple de trabalhar com dois aplicativos lado a lado. O macOS Monterey melhorou o Split View, tornando muito mais fácil alterar os aplicativos ativos nas duas janelas. Para fazer isso, basta clicar e segurar o botão verde até que o seletor de mudança de janelas apareça. Depois disso, use o controle Replace Tiled Window para alterar o aplicativo na janela SplitView.

Traduza em todos os lugares

A tradução se tornou todo o sistema no macOS Monterey. Basta selecionar o texto que você está traduzindo, clicar com o botão direito nele e escolher Translate, ou “Dewiswch y testun rydych chi’n ei gyfieithu, de-gliciwch arno, ac yna dewiswch Cyfieithu”, como dizem em galês.

Command-comma (,)

Este combo útil leva você diretamente para Preferences do aplicativo em que você está atualmente.

Command-F, Command-G

Quando você estiver em um documento ou site e quiser encontrar uma palavra e identificar cada ocorrência dessa palavra na página, use Command-F. Digite a palavra e pressione Command-G para localizar cada instância dela. Você encontrará muito mais atalhos de teclado úteis aqui.

Conheça os recortes de texto 

Admito que incluo regularmente clippings em minhas coleções. Eles são úteis, pois permitem que você cole o texto usado regularmente em qualquer aplicativo e não exigem tanto pensamento quanto criar e usar a substituição de texto no Mac. Veja o que fazer para usar Text Snippets:

– Selecione algum texto que você usa regularmente e arraste e solte na sua área de trabalho.
– Um trecho de texto será criado em sua área de trabalho.
– Basta arrastar e soltar o trecho onde você deseja que ele vá, como no texto de um e-mail ou documento do Word.

Onde está esse arquivo?
redação
Tem um documento aberto, mas você não sabe onde ele está salvo no seu sistema? Clique com a tecla Control pressionada no ícone do aplicativo na parte superior do documento e você verá o local, com o nome do documento no topo da lista e a estrutura de pastas aninhadas no seu Mac ou iCloud. Existem outras maneiras de fazer isso em outros lugares do seu Mac. Essa estrutura suspensa também é navegável, portanto, se você clicar e segurar para obter esse menu e mover/soltar em qualquer uma das pastas listadas, será levado diretamente para essa pasta em uma janela do Finder.

Rotação rápida da imagem no QuickLook

Coloque o cursor acima de um item na pasta e toque em Space para abri-lo no QuickLook. Agora imagine que você está dando uma olhada rápida em uma imagem que está de cabeça para baixo: Enquanto estiver no Quick Look, toque em Command-R para girá-lo 90 graus. Faça isso mais uma vez para girá-lo novamente. Agora essa imagem está corretamente para cima. O que é ótimo nisso é que a mudança é persistente, o que torna essa maneira muito rápida e fácil de ajustar fotos sem precisar abrir outro aplicativo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.