10 tendências da Internet dos Sentidos, que mudará tecnologia até 2030

O que os consumidores esperam para os próximos dez anos? Relatório da Ericsson fala sobre a evolução da tecnologia no consumo

Author Photo
4:10 pm - 12 de dezembro de 2019
Compra de imóveis por realidade virtual? Sim

Fechando mais uma década, a Ericsson lançou a 9ª edição do relatório ConsumerLab Hot Consumer Trends. A análise traz informações sobre o que os consumidores esperam para os próximos dez anos, o que nos leva até a Internet dos Sentidos.

O termo engloba nossa interação com a tecnologia envolvendo sentidos de visão, audição, paladar, olfato e tato. A previsão é de que tal expectativa seja habilitada por tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR), 5G e automação.

Até 2030, a previsão dos consumidores é de que as experiências multissensoriais sejam mais competitivas com as baseadas em telas.

O Hot Consumer Trends 2030 tem como base 46 milhões de early technology adopters – são chamadas assim pessoas que começam a usar uma tecnologia assim que ela chega ao mercado, geralmente em primeira geração.

As áreas de entretenimento imersivo e compras on-line podem impulsionar a Internet dos Sentidos. Segundo a Dra. Pernilla Jonsson, chefe do Ericsson Consumer & IndustryLab e coautora do relatório, essa será uma mudança “que define a era da atual conectividade à Internet baseada em smartphones para experiências imersivas resultantes da conexão de nossos sentidos”.

Já o Dr. Michael Björn, chefe da Agenda de Pesquisa do Ericsson Consumer & IndustryLab e coautor do relatório, diz que “precisamos considerar quais oportunidades e desafios trarão um mundo onde todos os sentidos humanos serão digitalizados”, tratando-se de desenvolvimento não linear.

“A Internet dos sentidos também estimulará o debate sobre a privacidade individual. Por exemplo, possível preocupação pública de que nossos sentidos possam ser manipulados para comprar itens ou serviços. As pessoas esperam que as proteções e garantias necessárias sejam implementadas”, afirma.

10 tendências de consumo para 2030

01. Seu cérebro é a interface do usuário: 59% dos consumidores acreditam que poderemos ver as rotas dos mapas nos óculos de realidade virtual simplesmente pensando em um destino.

02. Parece comigo: usando um microfone, 67% acreditam que serão capazes de captar a voz de alguém de forma realista para enganar até os membros da família.

03. Qualquer sabor que você quiser: 45% preveem um dispositivo para a boca que aprimora digitalmente tudo o que você come, para que qualquer alimento possa ter o sabor do seu petisco favorito.

04. Aroma digital: cerca de 6 em cada 10 esperam poder visitar florestas ou campos digitalmente, inclusive experimentando todos os cheiros originais desses lugares.

05. Toque total: mais de 6 em 10 esperam smartphones com telas que transmitem a forma e a textura dos ícones e botões digitais que estão pressionando.

06. Realidade mesclada: os mundos dos jogos de realidade virtual são previstos por 7 em 10 como indistinguíveis da realidade física até 2030.

07. Verificado como real – fim das “Fake News”: metade dos entrevistados afirma que os serviços de notícias que apresentam extensas verificações de fatos serão populares até 2030.

08. Consumidores pós-privacidade: metade dos entrevistados são “consumidores pós-privacidade”. Eles esperam que os problemas de privacidade sejam totalmente resolvidos para que possam obter com segurança os benefícios de um mundo orientado por dados.

09. Sustentabilidade conectada: serviços baseados na Internet dos Sentidos tornarão a sociedade mais ambientalmente sustentável, de acordo com 6 em 10 entrevistados.

10. Serviços sensoriais: 45% dos consumidores antecipam shoppings digitais, permitindo que eles usem todos os cinco sentidos ao fazer compras.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.