10 maneiras de tornar sua carreira de TI à prova de recessão

Com a inflação e outros fatores globais aumentando o risco de recessão, profissionais de TI experientes estão reconsiderando suas abordagens

Author Photo
4:30 pm - 06 de maio de 2022
executivo, ilustração, gravata, terno Imagem: Shutterstock

Os líderes de tecnologia são conhecidos por planejar com antecedência, e muitos estão observando o estado da economia com interesse, pois a inflação está aumentando, juntamente com a escassez de oferta relacionada à pandemia e outros fatores globais que aumentam o risco de recessão. As mesmas abordagens inovadoras que ajudam as empresas de tecnologia a se adaptarem – quando confrontadas com outras formas de disrupção – também podem ser aplicadas à sua carreira.

Existem medidas que você pode tomar para proteger e avançar em sua carreira em tempos econômicos preocupantes, incluindo o desenvolvimento de novas habilidades e a mudança de velhos hábitos. As empresas progressistas ficam à frente da curva olhando para o futuro, e você pode fazer o mesmo fazendo bom uso do seu tempo e buscando novas oportunidades.

Aqui estão 10 maneiras de ajudar a proteger suas perspectivas de carreira em tempos econômicos incertos.

Mantenha sua lâmina afiada

Ao enfrentar uma recessão, Scott Caschette, CIO da Schellman and Co., aconselha uma abordagem semelhante a investir em uma recessão, procurando oportunidades emergentes de crescimento.

“O truque é prever o caminho que a mudança do setor vai tomar”, diz Caschette. “Procure, ou melhor ainda, preveja quais grandes empresas precisarão de habilidades de TI no lado inverso da desaceleração econômica. As chances são de que eles estejam procurando por talentos”.

Aqui, Caschette sugere o uso de quaisquer dados relacionados ao trabalho que você possa encontrar. “Um truque que aprendi há algum tempo foi pesquisar todos os sites de recrutamento e seleção e agregar os dados para os tipos de vagas mais recorrentes”, diz ele. “Ele estabelecerá tendências de habilidades atualizadas para você entender as oportunidades de tecnologia em sua área”.

Seja proativo

Agora é a hora de se tornar visível e construir relacionamentos – antes que você precise deles, diz Tommy Weir, Consultor de CEO da Enaible, que usa IA para oferecer conselhos aos líderes sobre produtividade da equipe.

“Pode ser tentador sentar e responder, mas isso coloca o controle da interação nas mãos de outras pessoas”, diz Weir. “Peço aos profissionais de tecnologia que ofereçam exemplos sobre a importância de construir relacionamentos com chefes e colegas de trabalho fora do escritório e como eles fizeram isso em empregos anteriores. Seja proativo, seja visto e conhecido. Afinal, as organizações são sociais. E quer você goste ou não, as pessoas que são queridas chamam a atenção”.

Prepare-se para os desafios emergentes

Busque certificações on-line para reforçar suas habilidades, especialmente se sua empresa oferece treinamento interno, diz Akhilesh Agarwal, Vice-Presidente Sênior de Soluções de Tecnologia de Parceiros de Negócios Globais da APEX Analytix. Ele sugere focar em segurança cibernética.

“Vale a pena notar que a taxa de ataques cibernéticos aumentou significativamente durante a pandemia, com o FBI relatando um aumento de 200 a 300% nas reclamações de crimes cibernéticos”, diz Agarwal. “Isso representa uma ameaça imediata para os departamentos de TI e suas empresas”.

Por isso, Agarwal recomenda desenvolver habilidades de segurança cibernética para permanecer relevante em sua função atual e se preparar para oportunidades futuras. “Agora, mais do que nunca, os profissionais de TI precisam se concentrar em oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para se preparar para as possíveis consequências da crise atual”, diz ele.

Fique por dentro do seu currículo e da sua rede

Ken Underhill, Instrutor Mestre da Cybrary, sugere atualizar continuamente seu currículo em vez de correr para poli-lo depois que as coisas derem errado. Mantê-lo atualizado garantirá que você não esqueça novas habilidades importantes que você adquiriu ao longo do caminho. Da mesma forma, Underhill enfatiza conhecer o mercado de trabalho antes de precisar.

“É importante ficar a par de outras vagas de emprego por alguns motivos”, diz ele. “Uma é que você pode ter uma melhor avaliação de onde seu salário se compara a funções semelhantes em empresas semelhantes, o que ajuda durante as negociações para um aumento. A outra razão é que você nunca sabe se há outro papel que pode ser mais adequado para você, a menos que você o procure”.

Thomas Phelps, CIO da Laserfiche, acrescenta que construir sua rede enquanto você ainda está empregado lhe dará um grande banco de colegas que podem atestar sua capacidade de resolver problemas de negócios.

“Hoje em dia, muitas pessoas se conectam a uma nova oportunidade por meio de sua rede – e não de um currículo”, diz ele. “Seja voluntário para uma organização de liderança de TI sem fins lucrativos, como a Society for Information Management, e crie uma presença on-line atraente que reflita sua marca pessoal”.

Allen Nieman, Vice-Presidente de Gerenciamento de Produtos da Prescryptive Health, diz que o melhor conselho que já recebeu para preparar uma carreira em tecnologia para o futuro é construir relacionamentos constantemente.

“Um bom relacionamento com alguém pode não apenas oferecer oportunidades futuras”, diz Nieman, “mas também pode abrir portas visíveis e invisíveis e ajudar a superar obstáculos”.

Redimensione sua carga de trabalho

Com base em sua própria experiência, Nieman diz que sua melhor mudança na carreira também foi surpreendente: ele decidiu fazer menos, uma decisão que o ajudou a priorizar tarefas mais importantes, o que levou a ganhos importantes.

“Faça menos coisas”, sugere ele, “e depois faça essas coisas melhor. De uma perspectiva de carreira, isso significa colocar quase zero energia em coisas nas quais você não é bom ou talentoso, além do que pode ser um nível básico de competência. Para obter retornos extraordinários em sua carreira, coloque sua energia nas poucas coisas nas quais você é inerentemente talentoso e bom. Triplique essas coisas e faça-as excepcionalmente bem e você melhorou drasticamente as chances de bons resultados a seguir”.

Entre no multiverso

Brian Keare, CIO da Incorta, diz que você deve considerar várias possibilidades de carreira atraentes em vez de aproveitar a primeira que lhe agrada.

“Esse conselho me fez expandir meus horizontes pessoais e profissionais sempre que tomo uma decisão importante”, diz Keare. “Isso abriu uma mentalidade que me levou a explorar se é hora de reinvenção ou reengenharia, em vez de apenas continuar no mesmo caminho. Isso me motivou a entender o cenário competitivo da minha empresa, considerando as melhores práticas que meus concorrentes podem estar empregando como uma possível opção para eu colocar no mix.

“Seguir esse conselho sempre leva a melhores resultados, me ajuda a ficar no topo do meu jogo e maximiza minha capacidade de ser à prova de futuro”, acrescenta Keare.

Concentre-se nos resultados, não nas ferramentas

Keare diz que os veteranos de tecnologia geralmente se apaixonam pela tecnologia de ponta, mas esse foco pode ser muito estreito. As ferramentas precisam ser acompanhadas por pessoas que entendam como implementar um processo eficaz que forneça resultados comerciais positivos.

“Ir fundo e se tornar um verdadeiro especialista em uma área é obviamente bom”, diz ele. “Mas periodicamente pergunte a si mesmo se está perdendo a floresta por causa das árvores. Traduza o que você está fazendo em seus impactos tangíveis para o resto da empresa. Force-se a pensar estrategicamente sobre como seus esforços podem turbinar a organização – você estará no caminho de se tornar um líder de TI muito mais eficaz”.

Seja adaptável

Romain Lerallut, Vice-Presidente e Chefe do Criteo AI Lab, aprendeu uma importante lição de carreira quando, depois de atuar como líder de equipe, queria conseguir um emprego de desenvolvimento de software em uma empresa de tecnologia conhecida, mas lhe disseram que ele não faria o corte em suas habilidades tecnológicas sozinho.

“Foi um golpe muito duro para mim e, por um tempo, questionei muito minhas habilidades e minha autoestima”, diz Lerallut. “Mas então percebi que meu caminho não estava no lado da engenharia pura e que eles haviam descartado totalmente minhas habilidades de liderança e gerencial em sua avaliação”.

Assim, Lerallut orientou sua busca de emprego para uma função de liderança técnica mais híbrida. “Em entrevistas para outra empresa, deixei bem claro que estava procurando uma posição que combinasse as duas coisas, que tinha as habilidades técnicas para fazer o trabalho, mas, mais importante, que estava trazendo outras habilidades para a mesa”, diz.

Ele conseguiu o emprego e ainda tem esse cargo na empresa atual: “Meu conselho é, antes de tudo, fazer uma avaliação honesta de seus pontos fortes e fracos. Em seguida, aprenda a se apresentar de forma eficaz, destacar o que você faz bem e onde deseja crescer”.

Desenvolva um hábito de aprendizado contínuo

“Agora, mais do que nunca, os profissionais de TI precisam se concentrar nas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento”, concordam Agarwal, da APEX, e Ashok Balakrishnan, CTO da Skillshare.

“Vivemos em uma época em que o aprendizado contínuo ao longo da vida se tornou extremamente acessível graças a serviços gratuitos e baseados em assinatura”, diz ele. “As barreiras à entrada são muito baixas e os recursos são abundantes para que os indivíduos invistam em habilidades que serão recompensadas no futuro”.

A pandemia forçou muitas organizações a repensar como a tecnologia emergente e de futuro próximo afetará e transformará seus negócios. Embora Balakrishnan veja a IA, por exemplo, como uma tecnologia importante para o futuro, ainda não se sabe como a pandemia afetará o mercado nos próximos anos. Como resultado, ele sugere modelar algumas versões diferentes de sua empresa, departamento e função.

“Vença o sistema estando à frente”, diz ele. “Em uma escala reduzida, pense grande, pense fora da caixa e descubra como você pode levar uma vida mais impactante. Isso pode abrir novas portas e planos para você também”.

Seja curioso

Santosh Keshavan, CIO da Voya Financial, diz que o melhor conselho que recebeu de um mentor foi permanecer relevante. Isso significa colocar-se no centro da ação, fazer o trabalho e, mais importante, permanecer curioso, diz ele.

“Assumir riscos, novas atribuições e aumentar suas habilidades o ajudarão a aprender e crescer por meio da experimentação”, diz Keshavan. “Essa amplitude de experiência permitirá que você permaneça relevante em um campo altamente dinâmico”.

Keshavan exorta sua própria equipe a seguir esse caminho.

“Incentive a curiosidade infinita, a experimentação e a expressão de diversas opiniões – e depois dê a eles espaço para liderar e crescer. O sucesso deles será o seu maior sucesso. Isso pode ser clichê, mas também é um bom conselho que provou ser altamente eficaz”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.