10 dicas valiosas para poupar a bateria do seu smartphone

Embora alguns dos truques possam ser antigos, eles ainda ajudarão a maximizar a vida útil da bateria por muito mais tempo entre as cargas

Author Photo
6:00 pm - 08 de setembro de 2019

Telas de alta resolução e processadores mais rápidos podem ser os recursos mais atraentes dos fabricantes de smartphones. Mas, verdade seja dita, a maioria dos usuários só quer um telefone que não morra até o final do dia.

“Maior duração da bateria” foi a principal resposta de 75% das 1.665 pessoas consultadas pelo USA Today/SurveyMonkey no ano passado sobre o principal recurso que desejavam em um novo iPhone. E uma pesquisa da Morning Consult com mais de 1.800 pessoas, também realizada no ano passado, constatou que 95% escolheram a duração da bateria como o recurso mais importante ao selecionar um novo smartphone.

Mesmo assim, a tecnologia que alimenta a bateria não está melhorando – nem de perto – na mesma taxa que a energia do processador. Até que alguém invente uma bateria melhor, vale lembrar aos proprietários de smartphones que um pouco de gerenciamento de energia ajuda bastante. Embora alguns desses truques possam ser antigos, eles ainda ajudarão a maximizar a vida útil da bateria por muito mais tempo entre as cargas. Confira nossas dicas abaixo.

1. Desative os aplicativos em segundo plano

Muitos aplicativos continuam sendo executados em segundo plano por muito tempo depois que você pensa que os fechou. Por exemplo, serviços baseados em GPS, como um aplicativo de mapa como o Waze ou um jogo como o Pokémon GO que rastreiam sua localização pressionam bastante a vida útil da bateria e podem continuar funcionando, mesmo depois de pensar que pararam de usá-las.

Em um iPhone, desativar aplicativos pode ser tão simples quanto acessar o gerenciador de aplicativos e deslizar os aplicativos para fora da tela. Os telefones Android têm configurações mais granulares do que o iOS para gerenciamento de energia e a maioria dos especialistas em Android concorda que geralmente não é aconselhável parar manualmente os aplicativos por conta própria.

Em vez disso, você pode limitar a capacidade de certos aplicativos de consumir energia em segundo plano. Se você estiver usando o Android 9 ou superior, pode se apoiar no recurso de bateria adaptativa do sistema operacional, localizado na Configurações do Sistema Bateria, para limitar automaticamente a quantidade de energia disponibilizada para aplicativos que você não usa com frequência.

2. Desative os serviços de localização

Os smartphones possuem funções GPS integradas, o que é ótimo quando você quer saber a que distância está de um local ou se precisa de instruções para a cafeteria mais próxima. Mas, na maioria das vezes, os usuários não precisam de serviços de localização. Desative isso, pois ele usa as antenas do seu smartphone para procurar constantemente sua localização.

3. Desative apps que usam a atividade em segundo plano

Snapchat, Facebook, WhatsApp Messenger, Netflix e Amazon Shopping também estão no topo da lista de aplicativos que podem sugar a bateria. Procure também qualquer aplicativo de notícias ou alertas meteorológicos como um possível culpado de drenagem de energia.

Alguns aplicativos estão constantemente atualizando você com informações que talvez você não precise. Para qualquer aplicativo que esteja usando uma grande quantidade de energia da bateria em segundo plano, verifique as configurações do aplicativo e veja se você pode desativar alguns dos recursos em segundo plano. Por exemplo, muitos aplicativos de notícias e mídias sociais se conectam automaticamente à Internet e atualizam dados a cada hora (ou com mais frequência) – mesmo quando você não os está usando ativamente.

4. Use o modo avião

O modo avião economiza energia, principalmente se você estiver em um avião ou em algum lugar onde não haja cobertura; nesse caso, o telefone procurará continuamente por conexões e desperdício de energia.

Se você estiver dirigindo e não tiver uma conexão Bluetooth através do sistema de informação e lazer do seu carro, também pode ser um bom momento para mudar para o modo Avião antes de iniciar uma viagem. E, se você não precisar de Bluetooth, desligue-o também.

Mesmo se você precisar estar conectado ao celular, desligar o Wi-Fi e o Bluetooth economizará energia.

5. Diminua o brilho da tela

Isso é especialmente importante ao assistir filmes ou outro conteúdo de streaming. O consumo de bateria da tela é significativo; é por isso que os telefones desligam a tela tão rapidamente quando não estão sendo usados.

Além disso, diminua o volume ao ouvir música. Embora este não seja um grande atrativo, ele ajuda.

6. Deixe seu telefone dormir mais rápido

A tela do seu smartphone suga muito suco; portanto, deixá-lo ligado quando você nem está olhando para ele é inútil. Reduza o tempo que leva para o telefone entrar no modo de suspensão.

7. Desligue o telefone completamente

Embora seja verdade que ligar o telefone consome mais energia do que simplesmente sair do modo de suspensão, desligá-lo quando você não o estiver usando por horas seguidas economizará energia a longo prazo. Se você estiver indo dormir e não tiver uma tomada ou cabo de carregamento, basta desligar o dispositivo.

8. Desative qualquer coisa que esteja transmitindo conteúdo

Isso inclui todos os gráficos e animações da tela. Quanto mais avançados os gráficos (jogos, vídeos, fotos, animações), mais difícil o processador e o chip gráfico do seu smartphone precisam funcionar. Mais atividade significa mais uso da bateria.

9. Desative todas notificações

Os smartphones nativamente fazem o possível para economizar energia entrando no modo de economia de energia ou no modo de baixo consumo de energia, mas se você está constantemente recebendo notificações do Facebook, Twitter ou Super Mario Run, está mantendo o telefone acordado – e sugando energia.

10. O que fazer quando o telefone entra no modo de baixa energia

Quando o telefone atinge 10% de energia ou menos, e você está fora de casa, pode deixar de usar as redes sociais para economizar um pouco de energia para um Uber, ou pode jogar o telefone no modo avião. Quaisquer que sejam suas táticas, é um inconveniente, mas é melhor do que não ter comunicação alguma quando o telefone morrer. Você sempre pode ativar o telefone novamente para fazer uma chamada ou enviar uma mensagem.

Quando você finalmente encontrar uma tomada ou uma estação de carregamento, se você colocar o telefone no modo avião, ele tende a carregar mais rápido porque está usando menos antenas e outros processos em segundo plano.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.