10 dicas para o site da sua empresa se diferenciar no mercado

Para garantir um site atrativo e funcional é preciso seguir alguns passos. Saiba quais

Author Photo
8:13 am - 15 de fevereiro de 2019

Presença on-line é indispensável para um negócio bem-sucedido. Com o aumento da procura por produtos e serviços na internet, um site bem estruturado pode ser decisivo na prospecção de novos clientes (prospects) e nas vendas.

É o caso da Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário. Para a diretora-superintendente da empresa, a presença on-line passa credibilidade e confiança no negócio. “Reformulamos 100% do nosso site. O objetivo é apresentar aos prospects todas as informações sobre o consórcio de imóveis, como as possibilidades de uso do crédito. Destacamos isto, por exemplo, no menu lateral da home”, explica.

Para fortalecer o posicionamento da sua empresa no mercado e garantir um site atrativo e funcional, o professor do curso de Publicidade e Propaganda e de Sistemas de Informação da Universidade Positivo, Renato Buiatti, aponta dez dicas. Confira:

1) Adote um visual clean

A página inicial do site deve conter espaços em branco intercalados com fotos, imagens e informações, de forma amigável, sem comprometer o design. Uma página muito limpa não é recomendada, assim como o excesso de ícones e de informações pode deixar o cenário poluído. É preciso encontrar um equilíbrio. Lembre-se que uma imagem fala mais do que mil palavras.

2) Programe um site responsivo

Segundo pesquisa desenvolvida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, a conexão à internet somente pelo celular se tornou a forma mais comum de navegar na web no País. Diante dessa realidade, as empresas precisam desenvolver um site responsivo – que se adapte ao tamanho das telas, seja de computador, tablet ou celular – para facilitar a navegação e atingir todos os públicos.

3) Facilite o contato com o seu produto/serviço

Uma das principais utilidades de um site é fornecer contatos e endereços da empresa para o cliente caso ele queira fazer a compra do produto ou a contratação do serviço pessoalmente. Por isso, é importante que essas informações estejam sempre visíveis.

4) Facilite a utilização do site

Muitas plataformas pedem que o usuário se cadastre para ter acesso a todas as funções do site. Nesses casos, o cadastro pode ser facilitado por meio das redes sociais.

5) Invista em recursos tecnológicos

Alguns recursos tecnológicos podem facilitar a navegação do cliente pelo site. Um exemplo são os chatbots, que fazem um primeiro atendimento sem necessariamente existir uma pessoa operando.

6) Reserve uma área para funcionários

Incluir um espaço para colaboradores da empresa dentro do site garante o acesso à intranet por qualquer dispositivo.

7) Organize seu conteúdo

O que é o produto/serviço, como encontrar, quem somos, notícias. Um site pode conter muitas informações, por isso é importante organizá-las por ordem de importância ou juntá-las em um mesmo tópico para otimizar o espaço. Invista nas abas, para segmentar o conteúdo e mostrar ao usuário apenas o que ele realmente quer ver.

8) Construa textos com as técnicas de SEO

Ao construir títulos e textos para o site, é interessante utilizar as técnicas de SEO, que são um conjunto de estratégias com o objetivo de melhorar o posicionamento do site da empresa nos sites de busca, de forma natural (orgânica), sem pagar por isso. Se a plataforma estiver no topo das buscas, ela irá alcançar mais pessoas, gerando mais visitas.

9) Insira as “perguntas frequentes”

Se o produto ou o serviço é inovador, é comum que surjam muitas dúvidas no cliente. A seção “perguntas frequentes” inseridas no site pode resolver os questionamentos do usuário rapidamente, o que facilita a venda e a empresa que percebe isso sai na frente no relacionamento com um possível cliente.

10) Leve o cliente até as redes sociais

A presença on-line de uma empresa também deve estar nas redes sociais, porém, os prospects e clientes podem não encontrá-las sozinho. Para facilitar esse acesso, o site deve contar com hiperlinks para redirecionar o usuário.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.