10 dicas de autoavaliação para uma melhor avaliação de desempenho

Veja como examinar seu desempenho, determinar o progresso que você fez e estabelecer as bases para melhores perspectivas de carreira

Author Photo
9:40 am - 16 de março de 2022

Se você aborda a parte de autoavaliação de sua revisão anual como muitas pessoas fazem, você dá apenas atenção superficial – e começará a pensar nisso meia hora antes da reunião de revisão com seu chefe.

Essa é exatamente a maneira errada de fazer isso, dizem os especialistas. A autoavaliação, feita corretamente, pode ajudar a guiá-lo pelos próximos cinco ou mais anos de sua carreira, quer isso signifique permanecer na empresa atual em seu emprego atual ou mudar para uma posição diferente, ir para outra empresa ou abandonar seu próprio.

“A autoavaliação é fundamental para seu sucesso a longo prazo”, diz Victor Janulaitis, Fundador e CEO da consultoria de RH Janco Associates. “Se você não tem um plano, você não vai chegar lá. As coisas não acontecem por acaso”.

O processo evoluiu até alguns anos atrás. “Eles não são mais uma conversa de mão única liderada pelo gerente como costumavam ser”, diz Samantha Lawrence, Vice-Presidente Sênior de Estratégia de Pessoas no site de empregos on-line Hired. E “muitas empresas acabaram com as escalas de classificação que estressam funcionários e gerentes”.

A autoavaliação também pode ajudá-lo a obter mais treinamento, colocar um aumento ou bônus na mesa, ajudá-lo a obter um horário de trabalho mais flexível para ajudar no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e alistar seu gerente como um aliado mais forte em geral. “É importante defender a si mesmo”, diz Megan Slabinski, Presidente Distrital da empresa de pesquisa de TI Robert Half, “mas poucas pessoas dedicam tempo para reunir os dados e as informações de que precisam” para uma revisão bem-sucedida.

A maioria das empresas, principalmente as maiores, tem algum tipo de processo de revisão anual, e algumas o fazem em incrementos de seis meses. Se você tem que passar por isso, você pode muito bem fazê-lo funcionar para você. Veja como avaliar seu desempenho, determinar quanto progresso você fez e estabelecer as bases para uma jornada de carreira aprimorada, de acordo com especialistas.

1. Acompanhe e mapeie seu progresso a partir de sua última revisão

Seu gerente provavelmente lhe deu metas específicas para este ciclo de revisão e, é claro, você as atingiu ou superou. Certo? Você estará melhor posicionado para falar sobre os detalhes se tiver mantido um arquivo de “realizações” de algum tipo. Isso deve incluir seu progresso nesses objetivos, bem como qualquer agradecimento ou elogio que você recebeu de clientes, colegas, outros gerentes e qualquer outra pessoa em seu mundo de trabalho, por fazer mais do que está na descrição do seu trabalho. Ou por fazer o que está lá particularmente bem.

Se você não tiver esse registro, inicie um o mais rápido possível e certifique-se de atualizá-lo regularmente. (Coloque a tarefa em sua lista mensal de afazeres para se certificar de que você se lembre.) Veja o e-mail, seu calendário de trabalho e qualquer outra coisa que aguce sua memória sobre o que você fez e como foi.

“Faça um favor a si mesmo e acompanhe seus projetos ao longo do ano”, diz Paul Farnsworth, CTO do site de busca de empregos Dice. Os profissionais de TI “muitas vezes ficam presos em um ciclo de conclusão de código ou projeto e passam para a próxima etapa devido à natureza exigente do trabalho dos tecnólogos. Torna-se fácil esquecer a infinidade de coisas para as quais você contribuiu ou completou em um período de 12 meses”.

2. Seja honesto

Se você não atingiu seus objetivos, seja claro e direto sobre isso também. O que deu errado e o que o ajudará a fazer melhor daqui para frente? Assuma a responsabilidade pelas coisas que você pode melhorar e peça ajuda com qualquer coisa que você não controla diretamente. Elabore um plano com o qual você e seu gerente possam conviver, incluindo quaisquer referências que serão usadas para medir seu progresso. E estabeleça um cronograma de reuniões mensais de 30 minutos (ou menos) para garantir que você esteja no caminho certo e que seu chefe concorde que você está no caminho certo.

3. Fale sobre você mesmo

Atualmente, muitas empresas são muito ativas em ajudar a comunidade maior na qual estão sediadas. Certifique-se de mencionar o trabalho voluntário que você fez que pode promover a missão da empresa – participando de grupos de usuários em seu próprio tempo ou ajudando em uma despensa local e assim por diante. “O que você faz além da descrição do seu trabalho?”, pergunta Slabinski, da Robert Half. “Você está em uma força-tarefa ou em um papel de liderança em um conselho sem fins lucrativos?”

Farnsworth, da Dice, concordou que é importante olhar além do seu trabalho. “Tivemos sucesso em orientar os membros da equipe a se concentrarem nas autoavaliações de forma mais holística, incentivando-os a incluir coisas como bem-estar e diferentes áreas de suas vidas, não apenas trabalho”, diz ele.

4. Seja específico

Dê exemplos concretos para suas maiores realizações. Em vez de dizer apenas “ajudei a lançar um novo software de CRM”, descreva o que você fez para torná-lo um sucesso. Você precisou aprender uma nova linguagem de programação, framework ou outra ferramenta para concluir este projeto? Você trabalhou horas extras para cumprir o prazo? Você ajudou a treinar alguém para trabalhar nesse (ou outro) projeto? Você orientou alguém, formal ou informalmente?

Além disso, “considere realizações qualitativas versus quantitativas”, diz Lawrence, da Hired. Não é apenas uma lista de verificação do que você fez nos últimos seis meses ou anos; é sobre “como você abordou e concluiu projetos”.

5. Traduza suas realizações em linguagem comercial

Mesmo que seu gerente seja um colega técnico e saiba exatamente o que seu trabalho significa para o quadro geral, o chefe dele (e a pessoa que também assina seu bônus/aumento) pode não conseguir fazer a conexão tão prontamente. Portanto, faça o possível para mapear seu trabalho de acordo com o que isso significa para a empresa ou para os clientes e seus colegas de trabalho.

Se o software que você criou ajudou a melhorar a produtividade dos funcionários (permitindo que eles trabalhem em casa ou com mais segurança), afirme isso. Sua empresa interage com os clientes de maneira diferente hoje em dia e você desempenhou um papel nisso? Lembre-se de que a visão dos profissionais de TI mudou muito por causa da pandemia, com a tecnologia desempenhando um papel importante na geração de receita, na criação de novas abordagens para problemas antigos e na criação de novos produtos, diz Slabinski, da Robert Half.

6. Gaste tempo para fazer isso direito

Reserve de duas a três horas para concluir sua autoavaliação, dizem os especialistas. Você quer ter certeza de que reflete seu progresso desde sua última revisão, é claro, mas também quer ter tempo para pensar sobre o que deseja alcançar, como isso pode acontecer e se está no caminho certo.

Alguns podem querer dividir esse tempo em incrementos de uma hora – um para documentar todas as suas realizações e o segundo para refletir sobre o que você deseja fazer daqui para frente, sugere Lawrence, da Hired. Use o terceiro para certificar-se de que a autoavaliação diz o que você quer.

Se você está feliz onde está por enquanto, ótimo. Mas tente pensar um pouco adiante também. Você é um guru de rede que quer trabalhar em segurança cibernética? Ou você quer mudar, digamos, para as áreas de IA ou DevOps? O que vai ajudá-lo a chegar lá – treinamento externo, algum tempo de aprendizado no trabalho? Como você vai garantir que seu trabalho atual não seja negligenciado enquanto isso está acontecendo? Como essa mudança beneficiará sua equipe ou empresa?

7. Lembre-se de que você e seu supervisor estão do mesmo lado

Reclamar do gerente é um ritual de trabalho consagrado pelo tempo, mas lembre-se de que geralmente seu chefe quer que você tenha sucesso. (Além disso, isso faz com que ele ou ela pareça melhor para os superiores do que se você falhar.) Durante o processo, é melhor tratar seu gerente como um parceiro de trabalho e não como alguém que está bloqueando seu caminho.

Este é o seu momento de pedir o que você quer, então faça valer a pena. “Você está no banco do motorista”, diz Lawrence, da Hired. “Refletir sobre seu desempenho anterior, identificar pontos fortes e fracos e definir metas de carreira futuras. Tenha conversas abertas com seu gerente sobre esses itens e para onde você quer ir. Em seguida, trabalhem juntos para construir um plano de ação que o leve até lá”.

8. Seja você mesmo

Esqueça os sites que prometem palavras e frases para uma “autoavaliação bem-sucedida”. Esses bits parecem usados ​​e enlatados – porque são. E você realmente não precisa deles; basta usar a linguagem que você usa em sua conversa diária. Dito isso, não escreva nada em sua autoavaliação que você não diria em uma conversa com seu gerente, aconselha Lawrence, da Hired.

Se você está nervoso sobre como sua autoavaliação soa, peça a um amigo próximo ou membro da família para ler seu formulário e ver se ele reflete a pessoa que eles sabem que você é. (Quando você terminar, um corretor ortográfico não é uma ideia terrível, no entanto.)

9. Faça sua pesquisa

Mesmo que um aumento ou bônus não faça parte dessa conversa, faça sua pesquisa e conheça seu valor no mercado geral, diz Slabinski, da Robert Half. Verifique os dados para ver onde você está em relação a outras pessoas com seu cargo e em sua área geográfica geral. Para fazer isso, você pode consultar a lista de empregos em aberto da sua empresa e os sites das empresas de busca de emprego.

10. Peça feedback se não estiver recebendo o suficiente

Nem todos os gerentes são ótimos em fornecer feedback, e alguns são péssimos nisso. Se você não está conseguindo o que precisa, ou se trabalha em uma empresa que não tem um processo formal para isso – algumas empresas menores não têm – resolva o problema com suas próprias mãos. “Tenha coragem” para pedir essa discussão, diz Slabinski, da Robert Half. Às vezes não é um bom momento – durante um grande projeto, digamos – mas você pode se aproximar do seu chefe para perguntar quando você pode ter essa conversa. E certifique-se de fazer uma autoavaliação; se sua empresa não fornecer o formulário, você pode encontrá-lo facilmente na Web ou usar um formulário que você preencheu para uma empresa anterior para orientá-lo.

Como os gerentes podem ajudar a tornar as autoavaliações mais significativas

Não cabe ao funcionário fazer isso funcionar; o gerente precisa dedicar tempo para fornecer comentários ponderados que não sejam mecânicos. “Se você não fizer isso, está dizendo aos funcionários que não valoriza o que eles contribuem”, diz Slabinski, e nestes dias de Grande Demissão, essa é uma maneira praticamente garantida de perder bons trabalhadores.

A reclamação mais comum sobre as autoavaliações é que elas ocupam um tempo que os tecnólogos preferem aplicar em seu trabalho diário, diz Farnsworth, da Dice. “No entanto, acredito que há um tremendo valor em levar o processo a sério como uma equipe de liderança e fazê-lo funcionar da melhor maneira possível para os indivíduos da equipe”. A reflexão interna pode ajudar um funcionário de TI a reconhecer, por exemplo, que adoraria colaborar com uma equipe vizinha ou aprender uma nova habilidade.

Do ponto de vista da liderança, essas autoavaliações podem “também ajudar a descobrir sucessos/vitórias que ainda precisam ser celebrados e compartilhados dentro da organização mais ampla”, acrescenta. “E quando chega a hora de alocar recursos para um novo projeto, saber que um indivíduo está procurando se expandir e crescer pode fazer toda a diferença para fornecer a oportunidade certa. Você precisa convencer seus tecnólogos a dar uma chance, e isso significa delinear o propósito, seus objetivos ao fazê-lo e, o mais importante, o que há para eles desde o início”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.