10 coisas que CIOs precisam saber sobre desenvolvimento ágil

Author Photo
11:27 am - 01 de julho de 2015
10 coisas que CIOs precisam saber sobre desenvolvimento ágil
Em uma economia cada vez mais digital, é certo que sairá na frente quem for mais ágil, sem deixar de lado a eficácia. Nesse contexto, processos tradicionais de desenvolvimento e projetos não se encaixam mais.

Segundo Nathan Wilson, diretor de pesquisa do Gartner, se bem executado, o uso de métodos ágeis tem a capacidade de transformar os negócios em TI, modificando os relacionamentos e agregando maior valor. Por outro lado, se mal executado, esse tipo de metodologia pode criar mais problemas do que soluções.

O instituto de pesquisas preparou um guia para ajudar CIOs nessa busca pelo desenvolvimento ágil. Confira:

1. Agilidade não é apenas uma coisa
As metodologias de desenvolvimento ágil são uma porção de abordagens para o desenvolvimento de software que podem ser adaptadas para serem utilizadas na resolução de diferentes problemas. Organizações que já têm uma certa experiência podem utilizar diversas dessas abordagens, mas quem está iniciando deve escolher uma e dominá-la antes de seguir para as outras.

2. Não é uma metodologia “aponte e escolha”
Métodos ágeis são altamente sistemáticos e cada componente é essencial para seu funcionamento correto. Um erro comum é usar e abusar de apenas um elemento do método e ignorar outros. Os benefícios podem ser vistos no curto prazo, mas outro problemas podem ser acumulados ao longo do tempo.

3. Abraçar o ágil é uma atividade conjunta de negócios e TI
Somente trabalhando em conjunto é que os benefícios provenientes dessa abordagem ágil poderão ser usufruídos. Devem, portanto, ser envolvidos nos processos os líderes dos negócios, gestores e a comunidade de usuários.

4. Primeiro caminhar, depois correr
A regra é simples: se você está no começo da jornada deve dar passos pequenos, para ganhar confiança e competência para assumir tarefar maiores.

5. Aprendizado contínuo
Uma vez que você abraça a metodologia ágil e começa a aplicá-la, você também terá de se submeter a um aprendizado contínuo. Isso significa que todo profissional participante deve estar comprometido com a melhoria contínua de um projeto, com relação à qualidade e ao custo-eficácia, além de estar aberto a sugestões para implementar o trabalho. 

Além disso, o aprendizado contínuo não serve apenas para os programadores diretamente envolvidos no desenvolvimento do software, mas também é essencial para todas as áreas relacionadas, como gestão de projetos, arquitetura, garantia de qualidade e gestão do orçamento de TI.

6. Cuidado com as equipes
Geralmente, a equipe responsável pela entrega no desenvolvimento ágil é pequena. Do ponto de vista do RH, gerenciar equipes ágeis requer manter as equipes produtivas juntas ao mesmo tempo que se move indivíduos entre as equipes para encorajar o intercâmbio de ideias. Isso, com o cuidado de não mudar as pessoas muito frequentemente, para não acabar com a produtividade, e não demorar demais para realizar esse movimento para impedir o surgimento de “panelas” que isolam as equipes.

7. Documentar, gerenciar e eliminar a dívida técnica é a essência de todos os métodos ágeis
A dívida técnica é a diferença entre um software hoje e o estado que ele deve chegar em termos de qualidade, confiabilidade, eficiência de desempenho, portabilidade, usabilidade, facilidade de manutenção e segurança. Todo processo de desenvolvimento cria essa dívida. A diferença é que na metodologia ágil esse pequeno porém é refinado e não deixado de lado, como acontece nos métodos tradicionais.

8. Atenção especial com terceiros
É comum uma organização terceirizar o desenvolvimento de aplicações. Na metodologia ágil há um papel para os prestadores de serviços especializados, mas o modelo comercial e de engajamento é bem diferente. Enviar grandes quantidades de trabalho é, portanto, algo limitado. Então trabalhar com uma equipe suplementar pode ser uma boa ideia.

9. O impacto do ágil vai além das equipes de desenvolvimento de software
Por conta do conceito de “entrega contínua” que esse tipo de metodologia exige, faz-se necessário o envolvimento constante de gestores e usuários. O que consequentemente demanda mudanças significativas das práticas de trabalho para governança de negócios e gerenciamento de relacionamentos e equipes de  infraestrutura e de operações.

10. Outras metodologias de desenvolvimento de software ainda terão lugar em seu portfólio
Na maioria das organizações do setor comercial e público, o portfólio de aplicativos apresentará diferentes classes de problemas de desenvolvimento. Uns podem ser solucionados pelos métodos ágeis e outros não. Tenha em mente que o “ágil” não é “melhor do que tudo”, ele simplesmente se encaixa melhor em algumas situações e não em outras.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.