Jogos
Alguns PCs ou notebooks podem ser mais ou menos apropriados como plataformas para jogos. Os testes que foram submetidos avaliam o desempenho em jogos que exigem de fato do processador e também do sistema gráfico do PC, responsável pela sensação de “fluidez” e conforto no ato de jogar. Jogos como Paciência, Xadrez, Copas, Campo Minado e vários jogos online não exigem praticamente nada do sistema gráfico/processador e obviamente qualquer PC minimamente configurado roda com perfeição estes jogos mais simples. O que se pretende é avaliar o PC com um conjunto mínimo de programas que vão do mais simples e não tão moderno ao mais exigente e assim aferir se o equipamento pode ser considerado apropriado como plataforma para jogos mais elaborados.
O fator que determina a qualidade do jogo, a “jogabilidade” é o número de “quadros por segundo” (ou frame rate) que se obtém. É o número de vezes por segundo que a tela é redesenhada. Como referência o cinema trabalha com 24 quadros por segundo. Os jogadores freqüentes citam 30 quadros por segundo como o mínimo para ter boa qualidade. Alguns falam até em 60 quadros por segundo. Isso para quem joga muitas horas por dia. Um usuário menos assíduo vai se contentar com 20 quadros por segundo, sem problemas. Nos testes a seguir foi usado o programa FRAPS para capturar esta informação e avaliar a adequação dos jogos ao equipamento.
Flight Simulator X ? 1024 x 768 Medium High e High
O Flight Simulator X é um jogo de 2006, mas que ainda tem milhões de fãs. É um jogo particularmente muito útil para testes uma vez que tem uma quantidade imensa de opções para sofisticar o nível de apresentação e visual e também muito “moldável” ao PC sendo usado.
No CCE WIN T546P+ foi usada a resolução 1024×768 e nível de detalhes “Medium High” e “Ultra High”. No nível Medium High foram obtidas taxas que variavam entre 36 fps (frames por segundo) e 48 fps. No modo Ultra High as taxas variaram entre 18 fps e 25 fps. O nível Medium High permite boa jogabilidade. Jogadores mais exigentes que optarem pela qualidade “Ultra High” não vão aceitar este nível de quadros por segundo. Mas dessa forma ficarão insatisfeitos com o visual do mesmo. É uma escolha pessoal. No nível de detalhes “Medium High” o Flight Simulator X pode ser jogado no CCE WIN T546P+ com boa cadência e fluência dos gráficos.
FIFA 2010 1024×768
FIFA 2010 é um jogo moderno, com visual rebuscado, mas sem exageros e de grande popularidade. Foi usado o nível de detalhes ALTO e resolução 1024×768. Nestas condições o número de quadros por segundo oscila entre 19 e 25 no momento do começo da partida. É satisfatório, mas no transcorrer da partida, principalmente quando ocorre um gol, quando há diversas imagens, repetições, câmera lenta, etc. esta taxa cai para 14 a 17 fps.
FIFA 2010 é jogável no CCE WIN T546P+ se usado na resolução 1024×768, mas melhor resultado no nível de detalhes médio ou baixo, ou resolução 800×600, situação na qual se obtém no início do jogo entre 32 e 40 fps.
CRYSIS ? 1024×768
Crysis é o vilão extremo entre os jogos, pois tem um uso de recursos
extremamente alto, tanto do processador como de placa gráfica. Não são
muitos os PCs que permitem jogar Crysis com elevada qualidade. O
protocolo deste teste define que deve ser avaliado o programa na
resolução 1024×768 (baixa), e em qualidade High (há também a qualidade
Ultra High). Nesta situação obteve-se 3 quadros por segundo que é
totalmente inaceitável para ser jogado. Fora do protocolo do teste
reduzi a qualidade para a mais baixa possível (Low) e mantida a
resolução (também baixa) de 1024×768 e desta forma obtive 17 quadros por
segundo, um pouco melhor, mas ainda inadequado para uma mínima
experiência de jogo com este programa. Definitivo, Crysis no CCE WIN
T546P+ é completamente inviável, mesmo na resolução mínima. Mas isso não
é demérito, pois muitos PCs não têm também condições de uso deste
programa bastante exigente.
A Seal Networks anunciou um reposicionamento estratégico e passa a atuar como integradora de infraestrutura…
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta semana que pretende conduzir…
A Denodo anunciou a disponibilização do “Agora”, seu serviço em nuvem totalmente gerenciado, no Microsoft…
A monday.com abriu seu novo escritório em São Paulo e anunciou a reformulação mais profunda…
*Por Daniel Muller Durante muito tempo a distribuição foi vista como uma função logística dentro…
A Fórmula E anunciou uma parceria com a Lenovo para ampliar o uso de inteligência…