Via Varejo realiza aporte na plataforma de inovação aberta Distrito
Iniciativa da varejista tem por objetivo se aproximar dentro de empresas de tecnologia pela rede de contatos criada pela startup

A Via Varejo anunciou na segunda-feira (9) ter realizado um investimento na Distrito, plataforma que conta com um ecossistema de inovação aberta, fundamentado em dados e inteligência artificial, que conecta startups, grandes empresas, investidores e acadêmicos para gerar novos modelos de negócios, mais colaborativos, eficientes e sustentáveis.
“Não é um movimento óbvio. Olhamos lá na frente. Em vez de fazer uma simples aquisição, nos conectamos à maior rede de inovação do Brasil”, afirma Roberto Fulcherberguer, CEO da Via Varejo.
“Vai ser incrível para nós como companhia. Vamos poder viver e fomentar cada vez mais a cultura de mudança dentro e fora da Via, além de ter uma posição privilegiada no ecossistema de startups no Brasil. E, melhor ainda, vamos estimular o empreendedorismo, algo que será bom para todo o país”, afirma.
Para Gustavo Araujo, fundador do Distrito, a associação é um movimento único no país. “A Via traz um mundo de conexões e possibilidades, um universo enorme que chega para gerar valor às startups. Os empreendedores precisam de um player como a Via Varejo para validar seus produtos e tecnologias. Com a escala que a Via pode dar a esses empreendedores, não me surpreenderia se gerássemos alguns unicórnios em conjunto no longo prazo”, diz.
“É uma maneira muito inteligente, diferente, de investir em inovação. Distrito e Via, de maneira descentralizada, aberta, vão se conectar com milhares de empreendedores. Com a potência da Via, o sistema Distrito fica mais forte, sendo preservada a sua independência. O investimento, por sua vez, proporcionará uma aceleração maior em tecnologia, inteligência e estrutura”, complementa Gustavo Gierun, também fundador do Distrito.
O anúncio chega para reforçar as aquisições da varejista em negócios de tecnologia que ajudem a reforçar os negócios da empresa. Em junho de 2019, a empresa anunciou a criação de banco digital banQi e, em abril deste ano, adquiriu a ASAPlog.