Tempos modernos: 4 formas de aumentar as vendas pela internet

Especialistas compartilham dicas para transformar contato via sites e redes sociais em jornadas de compra de fato

Author Photo
3:40 pm - 29 de outubro de 2020
vendas internet Foto: Adobe Stock

O ano de 2020 vem provando para os empreendedores que ter presença online é um passo fundamental para prosperar nos negócios. O que muitos ainda estão aprendendo é como converter um site ou um perfil em uma rede social em vendas de fato.

“Grande parte das compras começa com buscas na internet, e por isso os negócios e marcas precisam estar onde a atenção das pessoas está”, diz Ricardo Melo, gerente de marketing da HostGator, multinacional de hospedagem de sites. “Mas esse é um trabalho que deve ir além de comprar um domínio e colocar um site no ar”, complementa Melo.

Leia também: Google aponta tendências para Black Friday 2020

Como, então, dar os próximos passos? Quatro referências em presença digital fizeram uma seleção de dicas essenciais para converter visitantes em clientes e vender mais pela internet. Eles participarão do HostGator Insights, um dia de imersão no universo dos negócios e das vendas online. O evento – online e gratuito – reunirá estes e outros palestrantes nacionais e internacionais no dia 4 de novembro. Confira:

Crie estratégias de presença online

É cada dia mais fácil construir um site e começar a presença online de um negócio, mas é necessário ir além. “É preciso criar e ampliar a presença na internet com consistência”, diz Melo, da HostGator. A sugestão do especialista é não esperar ter o site perfeito para finalmente lançá-lo. “Registre um domínio proprietário
e lance uma versão inicial, para ser melhorada com o tempo. Evite se apegar a detalhes e concentre-se em ser encontrado por quem estiver fazendo uma busca na internet”. Também é importante lembrar que empresas diferentes têm estratégias diferentes – no mundo digital também. “Não se preocupe em fazer tudo só porque outras empresas estão fazendo. Foque no que traz demanda e visibilidade para sua empresa, testando e mantendo somente o que tiver valor”, afirma Melo.

Aprenda técnicas de SEO

Quem tem um site para vender produtos ou serviços sempre quer aparecer como a principal alternativa em mecanismos de busca da internet, como o Google. O chamado SEO – conjunto de técnicas de otimização para tráfego orgânico – ajuda a posicionar um site no topo dos resultados de pesquisa. E o melhor: sem custos adicionais com anúncios. Como começar?

“O primeiro passo é garantir que o site não tenha problemas técnicos que o impeçam de aparecer entre os melhores resultados. Mas ainda mais importante é produzir bons conteúdos nas páginas, com informações úteis que ofereçam respostas aos usuários, que são clientes em potencial”, diz Erich Casagrande, gestor de marketing da SEMrush. “Pense em como seus clientes fariam pesquisas no Google para encontrar soluções como a sua e use essas palavras-chaves para criar seus conteúdos”.

Assegure a conversão de visitantes em clientes

Preocupar-se com a taxa de conversão do site é fundamental para sobreviver na internet. Significa assegurar que os visitantes se “convertam” em clientes da empresa. “Se o seu site tem baixo poder de conversão, seu custo de aquisição de clientes é maior que o dos concorrentes.

Por isso, terá de vender mais caro, ter margem de lucro menor e reduzir sua capacidade de reinvestir para crescer”, diz Rafael Damasceno, da Supersonic. Ele deixa dicas importantes para avançar na conversão. Uma delas é usar ferramentas como o Google Analytics para entender por quais páginas as pessoas entram no site e por onde saem. Outra é fazer entrevistas periódicas com clientes e quem mais represente o público-alvo. “Em que contexto do dia a dia eles precisam do seu produto? Com qual visão chegam ao seu site? O que mais gostam e menos gostam? Isso ajuda a pensar em como criar um site eficiente”, diz Damasceno.

Use o Linkedin com sabedoria

Redes sociais como o Linkedin têm sido cada vez mais usadas para negócios, especialmente por empresas que têm outras empresas como clientes (B2B). Nesse segmento, os contatos que podem ser desenvolvidos são relevantes. “As decisões de compra no mundo B2B são tomadas por um comitê composto por, em média, 5,8 pessoas”, diz João da Matta, gestor de relacionamento do Linkedin.

Para fazer um bom trabalho na rede social, é preciso usá-la com sabedoria. “Perfis artificialmente turbinados são facilmente detectáveis por olhos atentos”, ressalta. Na visão do especialista, as três dicas mais importantes são: publicar artigos autênticos, atualizar o perfil com atenção e fazer comentários nas publicações das pessoas da sua rede. “Escreva sobre seu momento e suas experiências. Você perceberá que as publicações terão um alcance muito além das fronteiras da sua rede de contatos”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.