Negócios

Por que a estratégia de dados não deu certo?

Para quem estava em busca de estratégias capazes de virar a chave do negócio e provocar grandes transformações no mercado, o segundo dia do IT Forum Salvador, da IT Mídia, foi o lugar certo. Entre as opções de conteúdo atraentes para líderes de empresas de variados setores, o painel “De frente com o ex-CIO: por que sua estratégia de dados nunca deu certo e como virar o jogo” trouxe à tona a conhecida discussão em torno da irrefreável avalanche de dados: como explorá-la para beneficiar negócios e sociedade?

O ex-CIO Ítalo Flammia, fundador e Strategic Advisor da IT Flammia, foi providencialmente o mediador desse debate. Já enfrentou e superou desafios ligados à construção de uma governança de dados assertiva para impulsionar os negócios.

Ex-CIO Ítalo Flammia, fundador e Strategic Advisor da IT Flammia

Mas para isso, alertou a CIO da Petz Claudia Marquesani, participante do painel, antes de implementar qualquer estratégia, é essencial higienizar os dados. “É preciso que sejam confiáveis. E não pode ser qualquer tipo de dado”, disse, acrescentando o valor da formação de uma cultura de dados nas empresas.

Claudia Marquesani, CIO da Petz

Guilhermo Cintra Fragelli, CIO da União Química, concordou com Claudia e disse que é vital evitar a formação de silos de informação nas organizações, que costumam estar espalhados por diversos departamentos. “É preciso consolidar os dados em uma única plataforma, criar políticas de acesso e eliminar dados conflitantes”, explicou o executivo, que citou o desafio que enfrenta diante da recente aquisição de seis empresas pelo Grupo, que no momento enfrenta a transição para a construção de uma base única.

Segundo ele, a TI tem a responsabilidade de entregar os dados de forma concisa, e como se trata da fusão de culturas de dados de seis empresas, é um desafio grande lidar de maneira cuidadosa com as resistências.

Para João Alvarenga, CIO do Grupo Fleury, todo esse cuidado em torno dos dados, não é por acaso. “Eles são o motor da transformação digital no mundo”, afirmou o executivo, para quem é muito importante hoje não olhar para dados do passado e sim para frente. “A base agora é formada por dados preditivos”, alertou.

Evolução da saúde com Open Health

Alvarenga levantou outro ponto pertinente na área de Saúde, que é a necessidade premente da criação de uma plataforma única, a Open Health, como a existente no setor financeiro, o Open Finance. “Assim, os dados dos pacientes, seus exames, entre outros, poderiam ser compartilhados, mediante sua prévia autorização, não somente agilizando o diagnóstico de maneira mais assertiva, como contribuindo para eliminação de custos e de desperdícios.

Na avaliação de Fragelli, a estratégia da governança de dados deve ser voltada à Analytics. “Não podemos brincar de tecnologia. E um dos grandes desafios da TI é disseminar o uso da tecnologia em áreas que não estão sob a nossa responsabilidade”, relata.

E toda essa jornada começa, lembra Claudia, com a identificação das principais dores do negócio, e como a tecnologia pode ajudar a solucioná-las de maneira eficiente e segura, entendendo que cada área tem necessidades específicas, níveis de complexidades e de uso diferentes”, alertou ela.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

10 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

11 horas ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

11 horas ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

12 horas ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

12 horas ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

13 horas ago