Notícias

Microsoft anuncia que fechará lojas físicas e concentrará vendas no e-commerce

A Microsoft pegou o mercado de surpresa ao anunciar na última sexta (25) um novo posicionamento da sua estratégia de varejo, tendo como medida mais expressiva o fechamento de todas as lojas físicas da marca, concentrando as vendas em seus canais on-line. 

“Nossas vendas cresceram (em plataformas) on-line à medida que nosso portfólio de produtos evoluiu para ofertas amplamente digitais, e nossa talentosa equipe obteve sucesso em atender clientes além de qualquer local físico”, disse em comunicado David Porter, vice-presidente corporativo da Microsoft. “Agradecemos aos clientes da Microsoft Store e esperamos continuar a atendê-los on-line e com nossa equipe de vendas de varejo nas instalações corporativas da Microsoft”. 

Totalizando 83 lojas, os locais foram  criados para emular a experiência de uso oferecida pela Apple em suas lojas, nas quais os funcionários atuam mais como consultores do que vendedores.  

Além das lojas físicas, a Microsoft também oferece outros espaços de experiência para os clientes, como os Experience Centers localizados em Londres, Nova York, Sydney e na sede, em Redmond. A empresa informou que também está reavaliando se mantém ou não essas locações. 

Financeiramente falando, a companhia estima que o fechamento desses locais gerará um custo de  US$ 450 milhões, ou US$ 0,05 por ação, por conta de depreciação de ativos. 

No comunicado, empresa explicou que os colaboradores que atuavam nos espaços serão redirecionados para prestar consultoria on-line aos mais diversos públicos-alvo da empresa, como consumidores, pequenas empresas, educação e clientes corporativos. 

“A equipe [que trabalhou na Microsoft Store] tem um histórico comprovado de atração, motivação e desenvolvimento de talentos diversos. Essa infusão de talento é inestimável para a Microsoft e cria oportunidades para milhares de pessoas”, afirma Kathleen Hogan, Chief People Officer da empresa. 

*Com informações da CNBC

Recent Posts

IT Forum Praia do Forte: Nvidia debate o que vem a seguir na evolução da IA

Em junho deste ano, a Nvidia alcançou a posição de empresa mais valiosa do mundo,…

31 minutos ago

“É uma corrida do ouro”, diz CEO da GFT Brasil sobre IA no desenvolvimento de software

A explosão de ferramentas de inteligência artificial dos últimos anos criou uma "corrida do ouro"…

3 horas ago

UE declara modelo de pagamento por privacidade da Meta ilegal

A Comissão Europeia decidiu que o modelo de assinatura da Meta, que cobra dos usuários…

3 horas ago

Deloitte: infraestrutura é prioridade entre investimentos em cibersegurança no Brasil

A cibersegurança está entre os principais desafios para a gestão dos negócios das empresas brasileiras.…

17 horas ago

Visa e Mastercard: de pagamentos à segurança digital

Durante o Febraban Tech 2024, o IT Forum conversou com Rodrigo Vilella, vice-presidente de serviços…

18 horas ago

Gartner: 55% das organizações já têm um conselho de IA

Uma pesquisa recente do Gartner com mais de 1.800 líderes revelou que pouco mais da…

19 horas ago