Categories: Notícias

Mercado brasileiro de TI cresce 7,3% em 2015

O mercado brasileiro de TI deve registrar um crescimento de 7,3% em 2015, se comparado com o ano anterior, de acordo com uma pesquisa divulgada pela IDC Brasil – o montante representa uma porcentagem acima do registrado para a média mundial, que chega a 3,4%, totalizando US$ 64,3 bilhões neste ano.

O mercado de TI em 2014 registrou US$ 59 bilhões em receita. O levantamento foi divulgado na última semana, durante o Dell Solutions Roadshow, que aconteceu em São Paulo.

No Brasil, a região com maior atuação para esse resultado é a sudeste, sendo São Paulo responsável por 30% dos 63% totais.

Ainda de acordo com a pesquisa, a gestão de ecossistemas ainda representará grandes investimentos para a TI, sendo que 11% dos gastos serão voltados para energia e refrigeração, e 20% para compra de ativos.

Luciano Ramos, coordenador de pesquisa de software da IDC Brasil e responsável pela apresentação desses números, afirmou que o custo com energia cresceu três vezes o ano passaod, bem como custos com administração e gerenciamento, que aumentou oito vezes. De acordo com o executivo, esses são os motivos pelos quais os CIOs devem investir mais em automação da operação com o intuito de reduzir gastos, bem como cloud, virtualização e arquitetura convergente.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

1 dia ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

1 dia ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

1 dia ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago