Categories: Notícias

IoT precisa do apoio do governo e empresas para se tornar realidade, diz Accenture

Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) tem potencial de contribuir com US$ 14,2 trilhões para a produção mundial até 2030, de acordo com pesquisa da Accenture realizada em diversos países, incluindo o Brasil. Entre os países pesquisados, a China parece mais pronta para presenciar ganhos econômicos de IoT do que Rússia, Índia ou Brasil.

No entanto, esse ganho potencial está em risco caso empresas e governos não tomem medidas para ampliar a adoção de tecnologias digitais. A pesquisa, realizada com mais de 1,4 mil líderes de empresas globais, dos quais 736 são CEOs, revela que apenas 7% dos entrevistados desenvolveram estratégias globais para esse segmento.

Segundo Paul Daugherty, CTO da Accenture, a mudança implica em alterar a forma de fazer negócios e inclui trabalhar com concorrentes, formando parcerias com outras indústrias, redesenhando estruturas organizacionais e investindo em novas habilidades e talentos.

A Accenture relata no estudo que a falta de compromisso com IoT acontece em grande parte, à dificuldade de aplicá-la para obter novos fluxos de receita. Embora 57% dos líderes empresariais afirmem que novas receitas serão a maior oportunidade de IoT, menos de um em cada sete (13%) acredita que sua empresa irá realmente se beneficiar do modelo.

O estudo indica que muitos países têm condições insuficientes de suporte para a rápida adoção de IoT. Brasil, Espanha, Itália, Rússia e Índia são os países com as piores condições de apoio. As deficiências incluem infraestrutura limitada, habilidades ou bases institucionais necessárias para apoiar a adoção generalizada dessas novas tecnologias. O relatório sugere que as empresas terão de ajudar os governos a identificar melhorias para essas condições para incentivar um maior investimento em IoT e aumentar a escala de sua adoção.

Recent Posts

Empresas enfrentam lacuna crescente entre adoção de IA e segurança na nuvem

Existe uma lacuna crescente entre a rápida adoção da inteligência artificial (IA) e a capacidade…

51 segundos ago

Segurança e adaptabilidade são os principais desafios do vibe coding, afirma especialista da Unicamp

Em tempos de inteligência artificial (IA) e de desenvolvimento via vibe coding, o professor do…

8 minutos ago

Brasil fica entre as 10 piores federações em desempenho digital na Copa do Mundo, aponta Dynatrace

Vista não só como a maior Copa do Mundo história como também a mais digital,…

51 minutos ago

IA da Anthropic simula 100 mil cenários da Copa e aponta a Holanda como maior ameaça ao Brasil

A simulação foi executada na terça-feira, 9 de junho, um dia depois do lançamento do…

2 horas ago

Resiliência e criatividade atuam na globalização do DNA brasileiro em tecnologia

por Thaís Trapp O Brasil formou profissionais moldados pela diversidade, pela complexidade e pela necessidade…

5 horas ago

Startup brasileira vence prêmio do MIT com IA que detecta risco de câncer em hemograma

A Huna, startup brasileira de inteligência artificial aplicada à saúde, venceu o MIT Solve Future…

5 horas ago