Livro ilustrado com inteligência artificial é desclassificado do prêmio Jabuti

Edição de Frankenstein do Clube de Literatura Clássica concorria ao prêmio Jabuti na categoria Melhor Ilustração

Author Photo
1:54 pm - 16 de novembro de 2023
Imagem: Reprodução

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), organização responsável pelo Prêmio Jabuti, anunciou na última sexta-feira (10) que a edição de Frankenstein do Clube de Literatura Clássica está desclassificada da disputa. A decisão foi motivada pelo uso de ferramentas de inteligência artificial para a ilustração do livro.

Segundo a organização do Jabuti, o tema foi discutido e deliberado pela curadoria, uma vez que o caso específico estava previamente descrito no regulamento da premiação. Casos dessa natureza serão discutidos nos próximos anos pela CBL, frente ao avanço da inteligência artificial.

Leia mais: Ministério Público de SP adota Inteligência Artificial para acelerar processos

A edição do Clube de Literatura Clássica da obra clássica de ficção científica da autora Mary Shelley, teve a participação do designer Vicente Pessôa. A edição continha imagens geradas a partir do Midjourney, ferramenta que formula imagens a partir de prompts de comando. O livro concorria na categoria Melhor Ilustração do Jabuti.

Os finalistas do prêmio serão conhecidos em 02 de dezembro. Uma cerimônia acontecerá no dia 05 de dezembro no Theatro Municipal de São Paulo. O Prêmio Jabuti foi criado em 1958. Atualmente, a CBL premia 21 categorias.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.