Categories: Negócios

AMD anuncia plataforma Puma para concorrer com Santa Rosa, da Intel

No encalço da rival Intel, a AMD anunciou nesta sexta-feira (18/05) que pretende lançar seu próprio conjunto de processadores móveis e chipsets, apelidado de Puma, para competir com a recém-lançada plataforma Santa Rosa para notebooks.

A plataforma vai combinar o processador móvel Griffin com o novo chipset RS780 para permitir que os fabricantes produzam notebooks com melhor gerenciamento de energia, eficiência de memória e processadores com maior largura de banda que a atual plataforma Turion.

A AMD também vai permitir que o os chips Griffin sejam usados com chipsets de terceiros, mas neste caso alguns recursos de gerenciamento de energia não estarão disponíveis.

Com o lançamento, a AMD pretende recuperar parte do mercado perdido desde 9 de maio, quando a Intel lançou a atualização Santa Rosa para a popular plataforma Centrino para notebooks.

No entanto, a empresa tem como adversário o tempo, já que os componentes da plataforma Puma só devem chegar aos fabricantes no final de 2007, o que significa que os notebooks equipados com a tecnologia só chegarão às lojas em meados de 2008.

Apesar do atraso, o Puma terá vantagens sobre os rivais Centrino Duo e Centrino Pro, como a capacidade de processar gráficos DirectX 10 enquanto o Santa Rosa suporta apenas DirectX 9, disse o analista Samir Bhavnani, da Current Analysis West.

Com o lançamento do chip Griffin, a AMD pretende responder à demanda por capacidades gráficas, tirar vantagem dos recursos de economia de energia do Windows Vista e melhorar o uso da bateria.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

7 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

10 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

12 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

1 dia ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

1 dia ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

1 dia ago