Notícias

Empresa comercializa robô que limpa dutos de ar-condicionado

O inovador engenheiro Alexandre Etchebehere procurou a empresa Frioterm Engenharia para viabilizar comercialmente projeto em que estava trabalhando. A parceria foi firmada e, como resultado, foi criado um robô multiferramenta chamado de Robô-In, capaz não só de percorrer e limpar os dutos dos sistemas de ar-refrigerado, mas também de higienizá-los.

A meta da empresa, agora que a máquina está pronta, é trabalhar no projeto da fabricação em escala para entrar em produção até o final de 2007.

Etchebehere explica que o mecanismo é equipado com uma escova e um sistema de aspiração semelhante ao dos aspiradores de pó domésticos e que é capaz de limpar as tubulações sem espalhar os resíduos pelo resto do duto. O Robô-In possui igualmente uma garra para pegar objetos como plásticos, madeiras, pedras e vidros e é dotado de uma pá, para recolher resíduos como areia, pedras de pequeno porte e lixo.

A previsão de vendas é de 300 unidades/ano de equipamentos de limpeza do gênero. No primeiro ano, o objetivo é garantir a comercialização de 30 unidades. Com o aumento gradativo da produção, teríamos condições de alcançar pouco mais de uma centena de robôs negociados ao longo do quarto ano de vendas.
 
O preço das primeiras unidades deve ficar entre  6 mil e 15 mil dólares cada, segundo as estimativas do projeto, dependendo da configuração do equipamento. O preço de modelos importados com características semelhantes gira hoje em torno de 28 mil dólares.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), há no país cerca de 120 empresas associadas e especializadas na instalação e manutenção de ar-condicionado, e cerca de 50 delas são ou pretendem ser prestadoras de serviços de limpeza e higienização.

O protótipo do robô foi desenvolvido em oficia doméstica, em 2004, ao lado de um grupo de colegas de escritório, depois que Etchbehere foi designado para acompanhar o processo de modernização do sistema de ar-condicionado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), onde trabalha há 28 anos.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

14 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

17 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

20 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago