Notícias

Kodak quer estruturar canais de vendas na AL

O processo de automatização dos representantes da rede Kodak já está em sua terceira fase de implementação. A primeira iniciativa da empresa, denominada “onsite”, teve a função de auxiliar a digitalização do material fotográfico tradicional. Através de uma parceria com a Pakon Digitalization Products – empresa que viria a adquirir em seguida – a Kodak pulverizou sua rede com scanners de alta velocidade.

A segunda fase, batizada de “online”, concluída em dezembro de 2000, contou com parcerias junto a empresas de telecomunicações na América Latina, a fim de prover conectividade de banda larga com as 1.600 lojas Kodak Express brasileiras, através da GloboCabo. Para a Argentina, a empresa fez parceria com Ciudad Internet; no Chile, com a Entel; e no México, com a TelMex.

“Estamos agora numa fase de integração total. Esta última parceria fechada com a Dell é a espinha dorsal de todo investimento que a empresa vem fazendo para estruturar, tecnologicamente, seus representantes”, explica Jaime Cohen, vice-presidente da Área de Consumo Maciço da Kodak na América Latina.

Segundo Cohen, a parceria com a Dell é resultado de seis meses de pesquisa, onde a Kodak buscou e analisou, no mercado, fornecedores que pudessem suprir suas expectativas.

No acordo firmado com a fornecedora de computadores, o representante opta por um pacote de produtos e serviços, composto por hardware, software, suporte técnico e ferramentas de atualização. O cliente terá acesso a laptops, desktops e até servidores. O treinamento será feito pela Internet, ou diretamente na loja.

Com desconto entre 25% a 30% do valor de mercado, os canais da Kodak, informa Cohen, poderão optar por duas diferentes formas de financiamento. “Além do modelo tradicional, com prazos de até dois ou três anos para pagamento, o cliente poderá optar por um leasing operacional, onde pagará uma taxa pelo uso do equipamento. O contrato operacional garante o up grade das soluções, conforme este se venha a se tornar obsoleto”, revela.

Segundo Cohen, um dos principais problemas enfrentados pela Kodak diz respeito ao nível de atualização tecnológica de cada representante. “Temos cadeias de lojas que já estão bem automatizadas. Mas também existem outras menores, que ainda estão em fase inicial de desenvolvimento”, explica.

Todo equipamento, como afirma o executivo, já chega ao cliente totalmente customizado, com os aplicativos necessários para uso e acesso a serviços específicos.

O cliente poderá fazer a solicitação de produtos e serviços de duas maneiras. Via online, ou via fone (0800), ambos com a Dell. “Toda negociação é feita diretamente com a fabricante. A Kodak serve apenas como acesso do canal a uma ótima possibilidade de se equipar tecnologicamente”, ressalta Cohen.

Quanto à adesão à nova iniciativa, Cohen está otimista. “A recepção tem sido maior que o esperado, já temos pedidos de 90 a 100 computadores”, diz.

A expectativa da Kodak, segundo o executivo, é de que, no mínimo, 20% dos canais fechem negócios com a Dell, mas o objetivo é alcançar cerca de 50% dos atuais 3.700 pontos de venda.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

1 hora ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

5 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

7 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

1 dia ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

1 dia ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

1 dia ago